O Atlético tem um ‘padrão’ na busca por técnicos. Desde o início desta década, em 2021, o clube tem alternado entre brasileiros experientes e argentinos no comando da equipe.
O primeiro contratado pelo Galo nesse período foi Cuca. O paranaense, que já havia conquistado a Copa Libertadores com o alvinegro em 2013, chegava para a segunda passagem.
O treinador voltou a ter sucesso e ajudou o time a vencer o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil naquele ano, mas não permaneceu para a temporada seguinte. O escolhido? Um argentino.
Desta vez, Turco Mohamed assumiu o Atlético. O técnico até levantou as taças do Mineiro e da Supercopa do Brasil, mas foi demitido em julho após a eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil.
Medalhões e argentinos no Atlético
Com isso, o Atlético apostou na volta de Cuca, que só permaneceu até o fim do ano. Mais uma vez, o clube buscou um ‘hermano’ no mercado para o início de 2023: Eduardo Coudet.
A passagem foi curta, e o argentino saiu em junho após se desentender com a diretoria alvinegra. Naquele momento, o Galo decidiu apostar em Felipão, mais um brasileiro ‘medalhão’.
O pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira teve um início difícil pelo Atlético. Apesar disso, conseguiu fazer o time recuperar o bom futebol, e o Galo terminou em terceiro lugar na Série A.
Troca ‘repetida’
Felipão permaneceu no comando do Atlético no início da temporada de 2024, mas deixou o clube em março. Com isso, o argentino Gabriel Milito foi o escolhido pela diretoria, repetindo assim o padrão de brasileiros medalhões e ‘hermanos’.
O ex-zagueiro levou o Galo ao título do Campeonato Mineiro e às finais da Libertadores da Copa do Brasil, mas caiu com as derrotas nas duas decisões.
A diretoria do Atlético até tentou fugir do óbvio ao negociar com o português Luís Castro, mas as partes não chegaram a um acordo. Sem muitas opções no mercado, o clube recorreu a um velho conhecido: Cuca.
Sampaoli é mais um no ‘padrão’ do Atlético
O treinador multicampeão pelo Atlético conquistou o hexacampeonato mineiro. No entanto, foi demitido após desempenhos ruins da equipe que culminaram na derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, na Arena MRV, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.
O Galo chegou a ter conversas avançadas com o argentino Martín Anselmi, mas o treinador optou por não assumir um trabalho no meio de temporada. Desta forma, o alvinegro contratou Jorge Sampaoli.
O treinador é o quarto argentino a comandar o alvinegro nesta década. Por outro lado, o time contou com três brasileiros. O único a ficar praticamente uma temporada completa foi Cuca.
Técnicos do Atlético nesta década
- 2021: Cuca
- 2022: Turco Mohamed e Cuca
- 2023: Eduardo Coudet e Felipão
- 2024: Felipão e Gabriel Milito
- 2025: Cuca e Sampaoli