Apresentado como novo treinador do Atlético, neste sábado (6/9), na Arena MRV, Jorge Sampaoli comentou a importância de o Galo implementar uma mudança de atitude para a sequência da temporada. Segundo ele, a adaptação precisa ser rápida.
“É importante rapidamente implementar a mudança de atitude, da ilusão. Percebemos que o grupo nos recebeu com muita expectativa. Trabalhamos poucos dias, mas durante muito tempo. Tentaremos mudar a dinâmica negativa do Atlético hoje. Creio que há uma expectativa para uma mudança rápida da realidade. Queremos que seja rápido”, afirmou.
O argentino, inclusive, pontuou os aspectos que precisam ser trabalhados para recupera a equipe. “Em todos os aspectos. Psicológico, futebolístico, físico. Temos que trabalhar para recuperar os jogadores que têm uma capacidade que, hoje, está abaixo do seu nível. Meu trabalho é tentar recuperar agora para competir 8 partidas em 24 dias.”
“Mágica não há. A realidade é a realidade. Neste primeiro momento, a organização é fundamental.”
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético
Sampaoli também citou que usará todo o elenco alvinegro, haja vista o calendário de jogos. “Muito tempo de trabalho não temos, mas teremos que saber que teremos que contar com todos os jogadores. Seguramente usaremos todo o plantel porque se não o rendimento cairá. Assim teremos estar atentos aos treinamentos para ter o melhor para o Galo.”
Continuidade?
Para além de rápida, Jorge Sampaoli pontuou que a mudança no Atlético precisa ter continuidade. Também pontuou que todo o trabalho também depende dos jogadores.
“Agora estamos treinando em dois horários todos os dias e vamos tentar otimizar todos os tipos de capacidades. Quando chega a um time em meio a crise, tem que ter um efeito muito rápido.”
“A ideia é que esse golpe de efeito tenha a possibilidade e a continuidade. Mas também depende muito da forma dos jogadores para ter a competência e recuperar aqueles que tem uma história de excelência e hoje estão passando por um momento de baixa.”
Sampaoli de volta ao Atlético
O Atlético acertou o retorno de Jorge Sampaoli na última terça-feira (2/9), depois de negociação frustrada com o também argentino Martín Anselmi. O “velho conhecido” da diretoria alvinegra assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2027, com a missão de recolocar o Galo na rota das grandes conquistas.
A reestreia de Sampaoli no comando do Atlético será em clássico contra o Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os arquirrivais medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 da próxima quinta-feira (11/9).
A Raposa venceu o Galo no jogo de ida na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0. Sendo assim, os comandados de Sampaoli precisarão superar o rival por três gols de vantagem para garantir vaga nas semifinais do torneio mata-mata – ou por dois para levar a decisão aos pênaltis.
A primeira passagem de Sampaoli no Atlético
O primeiro trabalho de Sampaoli no Atlético ocorreu entre março de 2020 e fevereiro de 2021. No período, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro com o Galo e foi terceiro colocado do Campeonato Brasileiro – com três pontos a menos que o campeão Flamengo.
Foram 26 vitórias, nove empates e dez derrotas para Sampaoli no comando do Atlético. O aproveitamento alvinegro neste recorde foi de 63,7%.