Recém-chegado ao Atlético, o técnico Jorge Sampaoli promete olhar cuidadoso aos atletas formados nas categorias de base do clube mineiro. Nomes como Mateus Iseppe e Gabriel Veneno despertam grandes expectativas por parte dos torcedores alvinegros, e a tendência é de que os jovens recebam mais chances ao longo dos próximos meses no Galo.
O elenco profissional do Atlético conta com alguns jovens formados nas categorias de base. São eles: Gabriel Delfim (goleiro), Robert (goleiro), Vitão (zagueiro), Iseppe (meia-atacante), Cadu (atacante), Caio Maia (atacante) e Isaac (atacante).
Ao longo dos últimos meses, especialmente nas redes sociais, cresceu a esperança de torcedores do Galo em atletas como Iseppe, Gabriel Veneno e Mosquito – os dois últimos ainda jogam por divisões inferiores do clube. Com lances de habilidade e protagonismo em times de base do Atlético, o trio passou a ser mais comentado entre alvinegros.
Sampaoli relembrou alguns dos jovens de sua primeira passagem pelo Galo ao comentar o tema. Em apresentação oficial como treinador do time profissional do Atlético, o argentino assegurou que a promoção de jovens será pilar de seu segundo trabalho no clube.
“Nós estamos analisando muito já (os jovens). Quando viemos pela primeira vez, estavam Savinho, Calebe, Rubens e outros garotos que depois terminaram jogando e sendo figuras importantes… Nós queremos resgatar o melhor do clube. Cremos que a promoção de jogadores jovens é fundamental para nós”, iniciou.
“Se virmos essa capacidade, seguramente terão maiores possibilidades. Primeiro, temos que conhecer bem (os jogadores) e escolher bem o momento para que esses jogadores que têm muita capacidade possam entrar no grupo. Eu confio muito na capacidade dos jovens. Estaremos muito atentos”, acrescentou.
Sampaoli de volta ao Atlético
O Atlético acertou o retorno de Jorge Sampaoli na última terça-feira (2/9), depois de negociação frustrada com o também argentino Martín Anselmi. O “velho conhecido” da diretoria alvinegra assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2027, com a missão de recolocar o Galo na rota das grandes conquistas.
A reestreia de Sampaoli no comando do Atlético será em clássico contra o Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os arquirrivais medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 da próxima quinta-feira (11/9).
A Raposa venceu o Galo no jogo de ida na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0. Sendo assim, os comandados de Sampaoli precisarão superar o rival por três gols de vantagem para garantir vaga nas semifinais do torneio mata-mata – ou por dois para levar a decisão aos pênaltis.
A primeira passagem de Sampaoli no Atlético
O primeiro trabalho de Sampaoli no Atlético ocorreu entre março de 2020 e fevereiro de 2021. No período, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro com o Galo e foi terceiro colocado do Campeonato Brasileiro – com três pontos a menos que o campeão Flamengo.
Foram 26 vitórias, nove empates e dez derrotas para Sampaoli no comando do Atlético. O aproveitamento alvinegro neste recorde foi de 63,7%.