Jorge Sampaoli é um técnico mundialmente conhecido no futebol, ainda que ostente poucas conquistas em sua galeria de troféus. No retorno ao Atlético, o argentino tentará dar fim a um jejum importante da carreira: já são 10 anos sem um título de expressão na beira das quatro linhas.
A era mais vitoriosa da carreira de Sampaoli ocorreu entre 2011 e 2015. Neste recorte, o profissional conquistou uma Copa Sul-Americana (2011), dois Aperturas do Campeonato Chileno (2011 e 2012), um Clausura do Campeonato Chileno (2011) e uma Copa Chile (2012/2013) com a Universidad do Chile – naquele que, sem dúvidas, foi o trabalho de maior êxito da trajetória do “hermano”.
O maior feito de Sampaoli como treinador, de toda forma, ainda estava por vir. Em 2015, a Seleção Chilena venceu a Copa América pela primeira vez na história, com o argentino no comando.
Naquela edição, o Chile liderou chave que também tinha Bolívia, Equador e México, com duas vitórias e um empate na fase de grupos. Depois, eliminou Uruguai (quartas de final) e Peru (semifinal) antes de superar a Argentina na grande decisão – com direito à vitória emocionante nos pênaltis, por 4 a 1.
A campanha teve o atacante Eduardo Vargas como grande protagonista. Ele voltaria a trabalhar com Sampaoli no Atlético em 2020, durante a primeira passagem do treinador pela Cidade do Galo.
Sampaoli só voltaria a ser campeão no Atlético
O último título da carreira de Sampaoli foi justamente com o Atlético, em 2020. Nos primeiros meses no Galo, o argentino conduziu a reta final da campanha do Campeonato Mineiro com o time alvinegro naquela temporada.
Sampaoli venceu seis jogos e empatou um no Estadual. Com triunfos em ambas as partidas em cada eliminatória, despachou o América nas semifinais e bateu o Tombense na grande decisão.
A taça encerrou jejum de cinco anos sem conquistas na carreira do argentino. Além disso, foi a primeira de uma sequência histórica que o Atlético segue construindo: já são seis títulos alvinegros em sequência no Campeonato Mineiro.
Os títulos que Sampaoli busca no Atlético
A esta altura da temporada, o Atlético tem, claramente, um caminho mais acessível para eventual conquista em 2025: a Copa Sul-Americana. O Galo está classificado às quartas de final da competição continental, fase na qual medirá forças com o Bolívar, da Bolívia.
O clube mineiro nunca conquistou o torneio, ainda que tenha vencido a extinta Copa Conmebol duas vezes – antecessora da Sul-Americana. Sampaoli carrega experiência na competição, já que venceu-a com a Universidad de Chile.
Nas quartas de final da Copa do Brasil, o argentino e o Atlético tentarão reverter vantagem do arquirrival Cruzeiro. A Raposa venceu o jogo de ida na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0.
Já na Série A do Campeonato Brasileiro, o cenário para título é altamente improvável. O Galo é o 14º colocado na tabela de classificação, com 24 pontos – 23 a menos que o líder Flamengo.
Quando será a reestreia de Sampaoli no Atlético?
A reestreia de Sampaoli no Atlético será na próxima quinta-feira (11/9), a partir das 19h30, contra o Cruzeiro. O clássico pela Copa do Brasil será disputado no Mineirão, em Belo Horizonte.
O argentino terá missão árdua logo no primeiro desafio: tentará fazer com que o Galo supere o arquirrival por três tentos de vantagem. Caso haja triunfo alvinegro por dois gols de diferença, a decisão da vaga nas semifinais ocorrerá nos pênaltis.