Novo técnico do Atlético, Jorge Sampaoli teve o primeiro contato com a Arena MRV na manhã desse sábado (6/9), depois de ser apresentado oficialmente à imprensa. O argentino se disse surpreso com a construção alvinegra e afirmou: “Compete com qualquer estádio do mundo”.
A Arena MRV foi inaugurada em 27 de agosto de 2023, com vitória do Galo sobre o Santos (2 a 0), pela Série A do Campeonato Brasileiro. Passados mais de dois anos de operação do equipamento, a diretoria do clube trabalhou para corrigir problemas que surgiram ao longo da trajetória e satisfez torcedores com mudanças estruturais.
Há mais de 30 anos no mercado como treinador, Sampaoli teve a oportunidade de trabalhar por diversas equipes – inclusive na Europa – e conheceu muitos estádios. Ainda assim, foi surpreendido pela Arena MRV.
“Com respeito à casa nova, creio que fui surpreendido. Eu não conhecia. Tive a sorte no futebol de conhecer estádios em todo o mundo, e este é um estádio que compete com qualquer melhor estádio de qualquer lugar do mundo. E isso me deixa muito feliz. Me deixa muito feliz pela cidade, pelo torcedor. É um estádio que, seguramente, nos empurrará e nos ajudará a dar o melhor de cada um.”
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético
O aproveitamento do Atlético na Arena MRV
Até então, três treinadores já conduziram o Atlético na Arena MRV. Foram eles, em ordem: Felipão, Gabriel Milito e Cuca.
Ao todo, o Galo somou 32 vitórias, 11 empates e 11 derrotas no estádio, tendo marcado 91 gols e sofrido 47 de adversários. O aproveitamento em casa é pouco superior a 66%.
Nas últimas semanas, no entanto, o Atlético vinha enfrentando dificuldades como mandante. No recorte dos últimos seis jogos, foram quatro derrotas e apenas duas vitórias com Cuca.
O primeiro compromisso de Sampaoli na Arena MRV será contra o Santos, seu ex-clube, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada a partir das 16h do próximo domingo (14/9).
Sampaoli de volta ao Atlético
O Atlético acertou o retorno de Jorge Sampaoli na última terça-feira (2/9), depois de negociação frustrada com o também argentino Martín Anselmi. O “velho conhecido” da diretoria alvinegra assinou contrato com o clube mineiro até dezembro de 2027, com a missão de recolocar o Galo na rota das grandes conquistas.
A reestreia de Sampaoli no comando do Atlético será em clássico contra o Cruzeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os arquirrivais medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 19h30 da próxima quinta-feira (11/9).
A Raposa venceu o Galo no jogo de ida na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 2 a 0. Sendo assim, os comandados de Sampaoli precisarão superar o rival por três gols de vantagem para garantir vaga nas semifinais do torneio mata-mata – ou por dois para levar a decisão aos pênaltis.
A primeira passagem de Sampaoli no Atlético
O primeiro trabalho de Sampaoli no Atlético ocorreu entre março de 2020 e fevereiro de 2021. No período, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro com o Galo e foi terceiro colocado do Campeonato Brasileiro – com três pontos a menos que o campeão Flamengo.
Foram 26 vitórias, nove empates e dez derrotas para Sampaoli no comando do Atlético. O aproveitamento alvinegro neste recorde foi de 63,7%.