ATLÉTICO

Jovem zagueiro do Atlético passa por trote: ‘Batizado’

Jogador de 17 anos teve o cabelo raspado pelos companheiros após ser promovido ao profissional do Galo

O zagueiro Vitão, de 17 anos, passou por um trote comum entre os atletas que são promovidos ao profissional. Nesta segunda-feira (8/9), o jovem do Atlético teve o cabelo raspado pelos companheiros na Cidade do Galo.

O momento foi registrado pelo lateral-esquerdo Guilherme Arana, no Instagram: “batizado”, escreveu o jogador. 

Arana brinca com Vitão após trote(foto: Reprodução/Instagram)

Vitão começou a integrar o profissional do Atlético no mês passado. Desde então, foi relacionado em apenas um jogo: na derrota alvinegra por 2 a 0 para o São Paulo, no Morumbis, em São Paulo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Quem é Vitão?

Natural de Belo Horizonte e torcedor do Atlético, Vitão foi admitido pelas categorias de base do Galo em 2020, ainda aos 12 anos. Destaque em todas as divisões pelas quais passou, o zagueiro é conhecido pela qualidade na saída de bola e pela imposição física nos duelos por baixo e pelo alto.

A altura é um fator diferencial. Com 1,92m, Vitão aproveita da boa impulsão para também contribuir no momento ofensivo com gols de cabeça.

O desempenho na base alvinegra sempre foi motivo de promoções “precoces”. No ano passado, por exemplo, o defensor subiu ao time sub-20 do Atlético, mesmo tendo apenas 16 anos, e chegou a atuar até pela equipe sub-23 do clube mineiro. 

Figura constante nas convocações para a Seleção Brasileira Sub-17, Vitão foi campeão do Sul-Americano da categoria com a Amarelinha em 2025 – sendo peça fundamental do time treinado por Dudu Patetuci. A tendência, inclusive, é de que o atleta seja convocado para a Copa do Mundo Sub-17, que acontecerá em novembro no Catar.

Vitão treinou com o cabelo raspado nesta segunda-feira (8/9)(foto: Pedro Souza/Atlético)

Estreia no Atlético?

Agora, Vitão aguarda a primeira oportunidade no profissional do Atlético. No sábado (6/9), o técnico Jorge Sampaoli comentou sobre os planos para os atletas da base. 

“Nós estamos analisando muito já (os jovens). Quando viemos pela primeira vez, estavam Savinho, Calebe, Rubens e outros garotos que depois terminaram jogando e sendo figuras importantes… Nós queremos resgatar o melhor do clube. Cremos que a promoção de jogadores jovens é fundamental para nós”, iniciou. 

“Se virmos essa capacidade, seguramente terão maiores possibilidades. Primeiro, temos que conhecer bem (os jogadores) e escolher bem o momento para que esses jogadores que têm muita capacidade possam entrar no grupo. Eu confio muito na capacidade dos jovens. Estaremos muito atentos”, acrescentou.

Compartilhe
Sair da versão mobile