ATLÉTICO

Atlético perde um dos caminhos para alcançar principal objetivo da temporada

Atlético agora aposta em título da Sul-Americana ou arrancada no Brasileiro para participar da próxima Libertadores

Compartilhe
google-news-logo

Na noite dessa quinta-feira (11/9), o Atlético perdeu um dos caminhos possíveis para alcançar o principal objetivo traçado para a temporada. Em 2025, o clube trabalha para concretizar o retorno à principal competição do continente: a Copa Libertadores.

Neste ano, pela primeira vez desde 2020, o Atlético não disputou a Libertadores. Figura frequente em fases eliminatórias do torneio nos últimos anos – inclusive na condição de um dos últimos finalistas -, o Galo “amargou” vaga na Sul-Americana ao fim de 2024.

O cenário se deu, a princípio, porque o clube perdeu duas decisões de mata-mata na reta final do ano passado. Primeiro na Copa do Brasil, diante do Flamengo. Depois na própria Libertadores, contra o Botafogo.

A campanha longe do esperado na Série A do Campeonato Brasileiro rendeu problemas. Na rodada derradeira da última edição da competição nacional, o Atlético se viu na obrigação de vencer o Athletico-PR para escapar daquele que poderia ser seu segundo rebaixamento à Série B em toda a história – e assim o fez.

Primeiro caminho para Libertadores desperdiçado

O sonho do tricampeonato da Copa do Brasil ruiu para o Atlético diante do maior rival. Com atuações apáticas contra o Cruzeiro, tanto na Arena MRV como no Mineirão, o Galo foi derrotado pelo adversário em ambas as partidas das quartas de final, por 2 a 0.

Em termos financeiros, a meta da diretoria foi alcançada no torneio. Ainda assim, o torcedor do Atlético sonhava com o título depois das grandes frustrações que vivenciou em 2024.

Brasileiro desafia o Atlético por subida

O cenário para alcançar uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro é bastante desafiador para o Atlético. Neste momento, o clube mineiro ocupa a 14ª posição na tabela de classificação, com 24 pontos – ainda que tenha dois jogos a menos.

O Mirassol surpreende e é o primeiro time no G6, zona classificatória para a Libertadores. A equipe do interior paulista soma 35 pontos, 11 a mais que o Galo.

O próximo desafio para que os comandados de Sampaoli tentem começar a reverter o cenário será contra o Santos, pela 23ª rodada. O confronto será disputado na Arena MRV, a partir das 16h deste domingo (14/9).

Sul-Americana passa a ser principal esperança

Se o cenário no Brasileiro é desafiador, a atual edição da Copa Sul-Americana surge como principal esperança para os torcedores do Atlético. Para voltar à Libertadores pelo torneio, o Galo precisa conquistá-lo no dia 22 de novembro.

O caminho também reserva dificuldades. O adversário alvinegro nas quartas de final será o Bolívar, que conta com a altitude de La Paz para tentar surpreender a equipe alvinegra.

Caso elimine os Celestes, o Atlético medirá forças com Independiente del Valle-EQU ou Once Caldas-COL nas semifinais. Se chegar à decisão, o Galo pode ter Alianza Lima-PER, Universidad de Chile-CHI, Lanús-ARG ou Fluminense como oponente.

Fato é que Jorge Sampaoli terá trabalho de sobra ao longo das próximas semanas para reconduzir o time aos trilhos. O argentino sonha com o primeiro título de expressão no comando do Atlético.

Compartilhe
google-news-logo