O Atlético pode enfrentar alguns ex-rivais na partida contra o Santos, que conta com cinco atletas que já passaram pelo Cruzeiro. Apenas quatro deles, no entanto, devem ser titulares. Veja a lista a seguir:
Gabriel Brazão
O goleiro é o único na lista a não ter disputado nenhum jogo pelo profissional do Cruzeiro. Ele atuou nas categorias de base entre 2013 e 2018, quando foi vendido por R$ 11 milhões ao Parma, da Itália.
Em 2022, retornou ao clube por empréstimo da Inter de Milão, que o comprou em 2019. Poucos dias após ser anunciado, Brazão sofreu uma lesão no joelho esquerdo e retornou à Itália alguns meses depois para dar prosseguimento à recuperação.
O atleta seguiu sob contrato com a Inter até 2024, quando chegou ao Santos. Pelo Peixe, se destacou e ganhou status de um dos melhores goleiros do Brasil.
Zé Ivaldo
O zagueiro, por sua vez, ainda pertence ao Cruzeiro. Emprestado ao Peixe no início desta temporada, ele disputou 27 jogos e marcou um gol pela equipe paulista.
O tento, inclusive, foi contra o Atlético. No primeiro turno, ele balançou a rede da Vila Belmiro na vitória por 2 a 0, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Na comemoração, Zé Ivaldo imitou uma galinha. “Para mim, já estava acostumado a fazer gol em cima deles quando estava na minha ex-equipe, que era o Cruzeiro”, provocou, na oportunidade.
O zagueiro defendeu o Cruzeiro em 2022 e em 2024. Foram 83 partidas e cinco gols com a camisa celeste, um deles contra o Atlético, na vitória por 2 a 0 no Campeonato Mineiro do ano passado.
Mayke
Revelado pelo Cruzeiro, o lateral-direito foi multicampeão pelo clube. Entre 2012 e 2017, disputou 138 jogos, com três gols e 16 assistências antes de ir para o Palmeiras.
Ele ajudou o time a conquistar dois títulos do Brasileiro, em 2013 e 2014, um do Campeonato Mineiro, em 2014, e um da Copa do Brasil, em 2017 – esse último atuando apenas nas primeiras fases.
Lautaro Diáz
O atacante é mais um jogador emprestado pelo Cruzeiro. A equipe paulista contará com o argentino até dezembro de 2026. Ele tem contrato até 2028 com a Raposa.
Lautaro vinha sendo pouco utilizado no clube mineiro. O atacante atuou em apenas seis partidas no Campeonato Brasileiro e por isso ainda pode defender outra equipe.
Em 2025, participou de 18 partidas oficiais e marcou dois gols. A estreia dele pelo Santos deve ser justamente contra o Atlético.
Barreal
Compatriota de Lautaro, o atacante também está no Santos por empréstimo, mas do Cincinnati, dos Estados Unidos. Pelo Peixe, 21 jogos e cinco gols – um deles contra o próprio Atlético.
No ano passado, ele defendeu o Cruzeiro enquanto pertencia ao clube norte-americano. Ao todo, foram dois gols e quatro assistências em 42 partidas.
Provável escalação do Santos
Entre os cinco citados, o que tem menos chance de ser titular é o último. Zé Ivaldo também deve perder a vaga de titular para Adonis Frías.
A provável escalação do Santos tem Gabriel Brazão; Mayke, Adonis Frías (Zé Ivaldo), Luan Peres e Escobar; João Schmidt, Zé Rafael, Victor Hugo (Caballero) e Neymar; Guilherme e Lautaro Díaz.
Atlético e Santos no Brasileiro
Atlético e Santos se enfrentam neste domingo (14/9), às 16h, na Arena MRV, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo é o 14º colocado, com 24 pontos, enquanto o Peixe ocupa a 16ª posição, com 22.