Se viveu dias difíceis em um passado não tão distante, Vitor Hugo hoje é prova de que o trabalho devolve. Antes “escanteado” no Bahia – e até mesmo no próprio Atlético -, o zagueiro deu volta por cima, cresceu com a camisa preta e branca e, agora, é alvo de elogios do técnico Jorge Sampaoli no Galo.
Vitor Hugo enfrentou momentos de dificuldade nos últimos meses. Depois de retornar ao Bahia, em julho de 2024, o zagueiro só fez dois jogos com a camisa do Tricolor de Aço e se viu sem espaço em meio ao elenco do clube nordestino.
Ele acabou cedido pelo Bahia ao Atlético em março deste ano – em movimento que atendeu a pedido do técnico Cuca no clube mineiro. As diretorias acertaram negociação por empréstimo.
A volta por cima de Vitor Hugo
O zagueiro teve poucas oportunidades nos primeiros meses em Belo Horizonte. Apesar disso, nas últimas semanas – principalmente em virtude de desfalques no sistema defensivo -, ganhou chances e as agarrou com bom desempenho dentro das quatro linhas.
Vitor Hugo foi titular em nove dos últimos 10 jogos do Atlético, tendo ficado de fora somente do segundo clássico contra o arquirrival Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil. Neste recorte recente, ainda marcou dois gols fundamentais para o Galo na Copa Sul-Americana e na Série A do Campeonato Brasileiro.
Os números que justificam a titularidade
Se já vinha destoando da performance do restante do time na reta final da “era Cuca” no Atlético, Vitor Hugo foi um dos que demonstrou maior crescimento sob o comando de Sampaoli. O atleta tem se postado como referência do sistema defensivo alvinegro, com atuações seguras.
Com o treinador argentino, o zagueiro disputou cinco partidas, tendo registrado 91% de aproveitamento nos passes, 39 cortes e 11 duelos vencidos pelo alto, sem cometer uma única falta no período. Os números são do R10 Score, plataforma de dados no futebol.
Vitor Hugo no comando de Sampaoli:
5 jogos (de 6 possíveis)
2 gols (!)
0 faltas cometidas (!)
91% aprov. nos passes (!)
39 cortes (!)
11/16 duelos pelo alto (!)
QUE FASE! 🐓 pic.twitter.com/TNaP6YpQVx— R10 Score (@R10Score) September 28, 2025
Os elogios de Sampaoli
Diante da crescente dentro de campo, Vitor Hugo recebeu elogios de Sampaoli. O argentino não poupou palavras positivas sob o experiente jogador de 34 anos ao comentar suas últimas atuações.
“É um jogador que tem grande capacidade de aprender e interpretar o que o treinador quer. Ele tem um bom comportamento na linha defensiva. É muito aplicado. Creio que, até agora, para mim também, foi uma surpresa grata, porque nos deu muita segurança até agora. Esperamos que siga melhorando.”
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético
A próxima chance de Vitor Hugo
Vitor Hugo deve seguir como titular do Atlético nesta terça-feira (30/9), a partir das 21h30, quando o time alvinegro medirá forças com o Juventude na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida será disputada pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Até então, o defensor soma dois gols em 18 aparições com a camisa preta e branca. O contrato de empréstimo do zagueiro com o Galo é válido até dezembro.