O meio-campista colombiano Sherman Cárdenas, ex-Atlético e campeão da Copa Libertadores de 2016 pelo Atlético Nacional, anunciou a aposentadoria do futebol aos 36 anos.
“Creio que já terminamos nossa carreira. Obrigado por tudo o que (o futebol) obviamente me deu. Mas, sim, já tomamos a decisão e terminamos nossa carreira”, disse o agora ex-jogador, em entrevista ao Vanguardia, da Colômbia.
Cárdenas ficou conhecido no Brasil após a participação do Atlético Nacional na Libertadores de 2014, quando eliminou o próprio Galo, nas oitavas de final da competição. Na ocasião, foi o “pesadelo” do time mineiro na derrota por 1 a 0 na Colômbia, ao marcar o gol da vitória com belo chute de fora da área nos minutos finais da partida.
Na temporada seguinte, o meio-campista foi contratado pelo Atlético como o quarto colombiano na história do clube – antes, haviam passado pelo Galo o meia Escobar (1996), o volante Del Toro (2000) e o atacante Rentería (2009). Cárdenas jogou 29 jogos, não marcou gols, deu uma assistência e conquistou o Campeonato Mineiro de 2015.
No Atlético, Cárdenas dividiu vestiário com o ex-meia Ronaldinho Gaúcho, o “Bruxo” – com quem aparece em foto fixada no perfil no Instagram.
Cárdenas relembrou as maiores conquistas como jogador de futebol, desde os primeiros dias até os últimos anos no Bucaramanga. Ainda, destacou os principais gols que o definiram como jogador de futebol. Entre eles, o tento que marcou contra o Atlético nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2014.
“Creio que (os gols marcantes foram) o primeiro, que me marcou, foi o que fiz na minha estreia. Esse gol para mim foi único, porque me deu reconhecimento. E acho que o segundo foi o que fiz no Atlético de Ronaldinho pelo Atlético Nacional, que me marcou a nível internacional. O terceiro, também com o Bucaramanga, contra o América, de longa distância”, pontuou.
Desde a estreia em 2005, Sherman Cárdenas acumulou nove títulos. A primeira atuação marcante, em 17 de setembro de 2005, foi diante de um estádio lotado contra o poderoso Atlético Nacional, clube pelo qual mais tarde teve um desempenho de destaque, com quatro títulos (três Ligas e a Libertadores).
Títulos e clubes
Em 20 anos de carreira, Sherman Cárdenas conquistou o Campeonato Mineiro de 2015, o Campeonato Baiano de 2017, quatro títulos da Liga Colombiana, a Copa da Colômbia de 2013, a Superliga de 2020 e a Copa Libertadores de 2016. No período, consolidou-se como referência do Atlético Bucaramanga e Atlético Nacional.
Cárdenas vestiu camisas de 11 clubes: Atlético Bucaramanga, Millonarios, La Equidad, Junior, Atlético Nacional, Atlético, Vitória, LDU, Independiente Santa Fe, Once Caldas e Alianza Valledupar.
Partida de despedida
Na entrevista, Sherman comentou sobre um possível jogo de despedida.
“Muita gente me disse para fazer um jogo Bucaramanga x Atlético Nacional ou Bucaramanga com todos os jogadores com quem joguei. A questão é que nunca fui de me exibir muito, mas vou pensar nisso porque seria um grande espetáculo para a torcida.”