ATLÉTICO

Técnico argentino exalta joia do Atlético: ‘Aos 16 anos, víamos coisas de um jogador maduro’

Ex-jogador e técnico que 'revelou' promessa do Atlético explicou como o conheceu e disse o que faz do jovem especial

Compartilhe
google-news-logo

Técnico que “revelou” o zagueiro Ivan Román no Palestino, do Chile, o argentino Pablo “Vitamina” Sánchez rasgou elogios à joia do Atlético e contou conheceu o jovem de 19 anos.

Román fez sua primeira partida como profissional em 2023, quando ainda tinha 16 anos. A estreia do defensor – acionado nos acréscimos do segundo tempo – foi também a estreia de Pablo no comando da tradicional equipe: o empate por 1 a 1 com o Audax Italiano, pela primeira rodada do Campeonato Chileno do ano.

Em 2024, também com Sánchez, Román se firmou como titular do Palestino, jogou a Copa Libertadores e se destacou, atraindo a atenção de diversos times sul-americanos – entre eles o Atlético, que o contrataria em fevereiro de 2025.

Para Pablo “Vitamina” Sánchez, a evolução “precoce” de Ivan – que já acumula três convocações para a Seleção principal do Chile – se deve ao fato de ele ter tido um “clique” e desenvolvido maturidade anos antes da idade considerada por ele “normal” para um jogador de futebol profissional.

“Eu não descobri o Iván Román. Iván Román, primeiro, joga bola bem, joga bem o futebol, teve uma boa formação nos juniores do Palestino, que trabalham muito bem. E esse “clique” que um jogador costuma ter aos 19, 20, 21 anos, ele teve aos 16. Aos 16 anos, víamos nele coisas de um jogador maduro”

Pablo ‘Vitamina’ Sánchez, ex-técnico do Palestino, à TNT Sports Chile

Como Pablo conheceu Ivan Román?

“Me lembro que me falaram dele…o conheço no mês da minha chegada. ‘Veja, este é Ivan Román’. E quando vinha Iván caminhando, pensei ‘vou cumprimentar e me apresentar ao garoto’. E quando ponho o carro ao lado, freio e o garoto vem me dar a mão, era uma criança. Mas era literalmente uma criança. E me causou um pouco de surpresa”, exclicou Pablo.

O técnico argentino revelou que, no primeiro diálogo com a joia, disse: ‘Veja, me falaram muito bem de você. Quero que em breve você esteja conosco’. Román respondeu prontamente o seguinte: ‘Eu adoraria, professor, adoraria. Conte comigo, conte comigo, acredite em mim’.

“Uma confiança, o garoto…uma confiança linda. E em 2024 tornou-se titular. Em 2024 a equipe foi bem, nos classificamos para a Copa Libertadores, passamos nas duas fases preliminares e fomos para a fase de grupos, jogando contra equipes internacionais como se não fosse ‘nada demais'”

Pablo ‘Vitamina’ Sánchez

Técnico mantém contato com Román

Sánchez disse que segue “atento” ao desenvolvimento de Ivan: “Respondi ao pai dele e depois falei com Iván Gosto de me relacionar com os que foram meus jogadores. As vezes não dá tempo ou passa mais ou menos tempo, mas sempre trato de estar atento”.

“Com Iván falei dois meses depois que ele foi (ao Atlético. O colocaram de ‘contenção’ (reserva), trocamos mensagens sobre esse novo posto, mas ele me disse que estava feliz. Como não vai estar feliz se está jogando na liga brasileira, que para mim, está no mesmo nível das europeias?”

Pablo ‘Vitamina Sánchez

Ivan Román pelo Atlético

Ivan Román soma nove jogos – dois como titular – pelo time principal do Atlético, além de duas partidas pela equipe Sub-20 alvinegra – em uma delas, deu bela assistência.

Sem muitas chances com Cuca, o jovem vem ganhando oportunidades sob o comando de Jorge Sampaoli – foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o Bolívar, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, na Arena MRV, no dia 24 de setembro, e jogou mais da metade do último jogo do Galo – o triunfo por 1 a 0 sobre o Mirassol, no sábado (27/9), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe
google-news-logo