O lateral-esquerdo Guilherme Arana atravessa momento difícil com a camisa do Atlético. Alvo de críticas de torcedores nas redes sociais, o defensor não tem apresentado o nível que tantas vezes o credenciou a defender a Seleção Brasileira. “Não é o 100% dele que eu conheci”, analisou o técnico Jorge Sampaoli no último sábado (4/10).
Na 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético foi irreconhecível no Maracanã, no Rio de Janeiro, e acabou goleado pelo Fluminense, por 3 a 0. Em meio às críticas de torcedores a diversos atletas, um nome parece ter sido mais citado nos últimos dias: o de Guilherme Arana.
No lance do primeiro gol do Tricolor das Laranjeiras no Maracanã, no sábado, Arana não deu combate para tentar evitar a finalização de Samuel Xavier. Ao longo dos 90 minutos de partida, não acertou cruzamentos (só tentou um), não contribuiu com um único desarme e também não finalizou a gol, segundo dados do SofaScore.
Sampaoli avalia momento de Arana
Ao ser questionado sobre as atuações de Arana, Sampaoli disse não saber o que tem distanciado o jogador do nível apresentado em 2020, quando os dois trabalharam juntos pela primeira vez. Neste momento, o ex-Seleção Brasileira parece sair atrás na corrida pela titularidade com Caio, que já recebeu oportunidades do treinador argentino nas últimas semanas.
“Não sei [o que aconteceu com Arana]. Sinceramente. Passou muito tempo dessa etapa [2020]. Creio que os jogadores passam por bons e maus momentos. O momento do Guilherme, que eu conheci, não é o 100% dele que eu conheci. Não é este que em algum momento chegou à Seleção Brasileira. Temos que tratar de recuperá-lo, porque indubitavelmente o time necessita desse Arana. Então, bom, tentaremos trabalhar para que isso aconteça.”
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético, sobre Guilherme Arana
Arana pelo Atlético
Arana venceu apenas três dos últimos dez jogos que disputou com a camisa preta e branca. Em duelos recentes, contra Botafogo e Mirassol, foi acionado somente nos segundos tempos depois de ter sido preterido por Caio na lateral esquerda.
O defensor já atuou em 34 partidas neste ano, tendo somado 15 vitórias, oito empates e 11 derrotas. Um dos maiores ídolos da história recente do Galo, o lateral-esquerdo tenta recuperar o prestígio de outrora perante os torcedores alvinegros.
Ao todo, Arana soma 21 gols e 36 assistências em 256 compromissos pelo Atlético. Com o Galo, o atleta já conquistou seis Campeonatos Mineiros (2020 a 2025), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).