O Atlético confirmou nesta segunda-feira (13/10) que não conseguiu o retorno antecipado do zagueiro Junior Alonso, que serve a Seleção Paraguaia, e do volante Alan Franco, que está com a Seleção Equatoriana, conforme havia noticiado o No Ataque no último domingo (12).
“Mesmo não tendo recebido nenhuma resposta oficial das Federações paraguaia e equatoriana, o Atlético foi informado extraoficialmente de que Junior Alonso e Alan Franco não serão liberados antes do final da Data FIFA”, disse o clube, em nota.
Sendo assim, a dupla não participará do clássico contra o Cruzeiro. As equipes se enfrentam nesta quarta (15), a partir das 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Alonso viajou com a delegação paraguaia do Japão para a Coreia do Sul. Desembarcou nesse sábado (11) e já treinou na capital Seul ao lado dos companheiros de seleção.
Coreia do Sul e Paraguai se enfrentam em amistoso nesta terça-feira (14), a partir das 8h (de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo, em Seul.
Já Alan Franco segue com o grupo do Equador, que viajou no último domingo (12) em voo fretado dos Estados Unidos rumo a Guadalajara para enfrentar o México. O jogo também está marcado para a próxima terça, a partir das 23h30, em solo mexicano.
Atlético tentou liberação
Na última quinta-feira (9/10), o Atlético enviou um ofício às federações de Paraguai e Equador para solicitar a liberação antecipada de Alonso e Franco.
Pelas regras, as seleções principais podem contar com os atletas durante as Datas Fifa – os clubes são obrigados a liberá-los.
O comunicado do Atlético
“O departamento de futebol do Atlético, por meio do CSO Paulo Bracks, encaminhou ofícios à Associação Paraguaia de Futebol e à Federação Equatoriana de Futebol solicitando a liberação do zagueiro Junior Alonso e do volante Alan Franco, respectivamente, das convocações para a Data Fifa que está em curso.
O pedido do Galo é para que os atletas sejam liberados do segundo amistoso previsto para cada uma dessas seleções, ambos no dia 14 de outubro: México x Equador, em Guadalajara; e Coréia do Sul x Paraguai, em Seul.
O pedido se justifica pelo fato de ambos os atletas, caso participem do segundo amistoso, não terem tempo hábil para retornar e disputar o clássico da próxima quarta-feira (15/10), na Arena MRV, pelo Brasileirão.“
Desfalques do Atlético para o clássico
- Ivan Román (zagueiro): fratura na mão esquerda;
- Lyanco (zagueiro): ruptura do tendão de Aquiles esquerdo;
- Vitor Hugo (zagueiro): suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos;
- Junior Alonso (zagueiro): cedido à Seleção Paraguaia;
- Alexsander (volante): lesão no joelho direito;
- Patrick (volante): lesão na lombar;
- Alan Franco (volante): cedido à Seleção Equatoriana;
- Igor Gomes (meia): suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos;
- Tomás Cuello (atacante): fratura na fíbula e lesões nos ligamentos do tornozelo esquerdo;
- Caio Maia (atacante): ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho direito;
- Júnior Santos (atacante): lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita.