Entre boa parte dos torcedores do Atlético, um desejo em comum: ver a estreia do jovem Gabriel Veneno, de 16 anos, entre os profissionais do clube mineiro. Apesar disso, mesmo com a pressão das arquibancadas, o técnico Jorge Sampaoli freia expectativas para não queimar etapas no processo de formação do jovem.
Gabriel Veneno viveu emoção distinta na noite da última quarta-feira (15/10), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Em dois momentos distintos do segundo tempo do clássico entre Atlético e Cruzeiro, o ponta-direita teve o nome cantado por torcedores alvinegros nas arquibancadas – ansiosos pelo lançamento do jogador no time principal.
No fim das contas, Veneno não saiu do banco de reservas. O Galo se fez superior à Raposa no balanço geral do confronto, mas não conseguiu sair do empate, por 1 a 1, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O habilidoso ponta-direita foi integrado aos treinos do elenco profissional no início de outubro. O clássico marcou a segunda vez em que o jovem foi relacionado por Sampaoli para uma partida.
Sampaoli freia expectativas por Veneno
Em entrevista concedida na Arena MRV, Sampaoli foi questionado sobre o clamor de torcedores do Atlético pela estreia de Veneno. O argentino foi enfático ao deixar claro que ainda não sabe quando promoverá o lançamento definitivo da promessa aos profissionais.
“Não sei, sinceramente. O ano está em um momento difícil para nós. A situação é um pouco complexa. Gabriel está tentando se acostumar gradualmente ao treinamento. Sem dúvidas, vimos o comportamento dele nas categorias de base. Vai acontecer no momento em que nós pensarmos que ele estará preparado. Aconteceu comigo com Savinho, com o Calebe aqui, e sempre pensei que tenho que respeitar os momentos.”
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético, sobre Gabriel Veneno
Quem é Gabriel Veneno?
Natural de Ilhéus, município do litoral da Bahia, Gabriel Veneno é tido internamente como a maior promessa das categorias de base do Atlético desde Savinho. O antecessor, também ponta-direita, hoje brilha com a camisa do Manchester City na Inglaterra, tendo empilhado também convocações à Seleção Brasileira.
Veneno tem estilo de jogo insinuante, com velocidade e repertório para dribles pelo lado direito do campo. Neste ano, o jovem atuou em 16 partidas com o time sub-17 do Galo e outras duas com a equipe sub-20.
Chance para a estreia de Veneno?
O próximo compromisso do Atlético será contra o Corinthians, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rolará para a partida às 18h30 deste sábado (18/10), na Neo Química Arena, em São Paulo.
Há a possibilidade de que Sampaoli preserve algumas peças do time considerado titular, pensando na semifinal da Copa Sul-Americana, diante do Independiente del Valle-EQU. Neste cenário, existe a chance – ainda que pequena – de que Veneno seja acionado diante do Timão.
- Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!
- Siga o No Ataque no Discover e não perca as principais notícias esportivas!