O zagueiro Ruan Tressoldi criticou o árbitro Carlos Betancur (COL/Fifa) pelo pênalti marcado contra o Atlético no empate por 1 a 1 com o Independiente del Valle, nessa terça-feira (21/10), no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, pela partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana.
Autor da infração que resultou no gol dos equatorianos, Ruan alegou que foi chutado pelo atacante Patrik Mercado no lance, ocorrido logo aos seis minutos do primeiro.
Na jogada, o árbitro colombiano assinalou penalidade de imediato. Chamado pelo VAR para revisar o lance, Betancur manteve a decisão de campo, e Junior Sornoza converteu o pênalti para o Del Valle: 1 a 0.
“Nitidamente, o cara me chuta dentro da área. O árbitro marca o pênalti e ainda me dá cartão amarelo por um pênalti inexistente”, disparou Ruan, em story no Instagram.
Pênalti em Hulk?
Ruan Tressoldi também reclamou de um pênalti não marcado em Hulk e ironizou a Conmebol, organizadora da Copa Sul-Americana.
“Como se não bastasse, vemos um pênalti em cima do Hulk no segundo tempo. O árbitro, mesmo dentro de campo, nos diz que houve o toque, mas não foi pênalti. É cômico, Conmebol. Uma vergonha o que fizeram”, disse o defensor de 26 anos.
Na jogada citada por Ruan, aos 42 minutos da etapa final, o atacante foi derrubado na área em disputa com o lateral-esquerdo Gustavo Cortez, mas o árbitro não interpretou como falta.
Pouco depois, já nos acréscimos, Dudu recebeu passe açucarado de Hulk e deixou tudo igual no Equador: 1 a 1.
Decisão entre Atlético e Del Valle na Sul-Americana
O confronto decisivo ocorrerá na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 21h30 da terça-feira da semana que vem (28/10). Vitória por qualquer placar dá a vaga ao Galo. Um novo empate leva a definição da classificação à disputa de pênaltis.
O Atlético busca o primeiro título da Sul-Americana – embora tenha vencido a Copa Conmebol, antecessora do torneio, em 1992 e 1997. Já o Del Vale é bicampeão da ‘Sula’ (2019 e 2022).
O time que avançar medirá forças com Lanús ou Universidad de Chile na grande decisão da competição continental. O primeiro jogo da semifinal entre argentinos e chilenos será nesta quinta-feira (23/10), às 19h (horário de Brasília), em Santiago.