A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu os uniformes que Atlético e Lanús vão usar na final da Copa Sul-Americana. O título será decidido em jogo único, em 22 de novembro (sábado), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
Como o time argentino fez melhor campanha que o Galo na fase de grupos, cogitou-se a possibilidade de que ele entrasse em campo com o uniforme número 1 e restasse ao alvinegro jogar com a segunda opção – a camisa branca. Mas isso não se concretizou.
Segundo a entidade que comanda o futebol sul-americano, as duas equipes vão atuar com seus uniformes principais.
O Lanús terminou a primeira etapa da Sul-Americana como líder do Grupo G, com 12 pontos. Já o alvinegro somou nove e foi o segundo colocado do H.
O que diz a regra?
O regulamento da Sul-Americana indica que, sempre que possível, as equipes vão jogar com o uniforme principal, mas traz a seguinte ressalva: “Quando isso não for possível, o princípio é ter uma equipe predominantemente em cor escura e outra equipe predominantemente em cor clara”.
A questão recai sobre a identificação dos times, que precisa ser clara. Quando há algum conflito nesse sentido, o dono da melhor campanha tem a prioridade.