O Flamengo se manifestou sobre a decisão judicial que derrubou a liminar obtida pelo clube no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A posição anterior bloqueava valores destinados à Globo para distribuição entre os clubes da Libra, grupo que o Atlético deixou recentemente.
A nova decisão retém cerca de R$ 17 milhões dos R$ 77 milhões que estavam bloqueados para a apreciação do caso referente às cotas dos direitos de transmissão. Com a liberação, o Galo será contemplado com parte do valor.
Em nota, o Flamengo argumentou que a decisão judicial reforça a posição do clube em relação ao estatuto da Libra.
“O Flamengo entende que a decisão faz justiça e reconhece a legitimidade dos argumentos apresentados, baseados no cumprimento do Estatuto da Libra, que exige aprovação unânime dos clubes para qualquer alteração nos critérios de rateio da receita de transmissão.”
O Fla sinalizou que buscará ampliar o alcance da decisão: “O clube ainda deve pleitear aperfeiçoamento da decisão para que o critério seja estendido para a próxima parcela a ser paga pela Globo.”
Por fim, o Flamengo reafirmou seu “compromisso com o diálogo e com os princípios de justiça e isonomia dentro da liga”.
O imbróglio entre Flamengo e Libra
O problema surgiu no final de setembro, quando o Flamengo conseguiu uma liminar para bloquear parcelas pagas pela Rede Globo referentes a 30% do contrato de direitos de transmissão referente à audiência dos jogos. A ação foi motivada pela atual gestão do clube, chefiada por Luiz Eduardo Baptista.
Saída do Atlético para a Liga Forte União (LFU)
Em 28 de outubro, o Atlético informou sua saída da Libra e adesão à Liga Forte União (LFU). A decisão foi tomada após o racha na Libra causado pela judicialização das cotas de TV pelo Flamengo.
Embora não tenha citado o clube carioca nominalmente, a nota oficial do Galo criticou as “atitudes individualistas”:
“Atitudes individualistas comprometem o diálogo e enfraquecem o propósito comum. O desenvolvimento do futebol só é possível por meio da cooperação entre os clubes.”
A decisão do Atlético visava “contribuir decisivamente para a criação de uma liga unificada no Brasil”.
Nota do Flamengo
O Clube de Regatas do Flamengo informa que tomou conhecimento da decisão proferida pela desembargadora relatora no processo movido contra a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que manteve o bloqueio judicial dos valores da verba de audiência conforme o montante indicado pelo Flamengo, correspondente ao chamado “Cenário 6”, apresentado oficialmente pelo clube durante a Assembleia da Liga.
O Flamengo entende que a decisão faz justiça e reconhece a legitimidade dos argumentos apresentados, baseados no cumprimento do Estatuto da Libra, que exige aprovação unânime dos clubes para qualquer alteração nos critérios de rateio da receita de transmissão.
O clube ainda deve pleitear aperfeiçoamento da decisão para que o critério seja estendido para a próxima parcela a ser paga pela Globo.
Por fim, o Flamengo reafirma seu compromisso com o diálogo e com o fortalecimento coletivo do futebol brasileiro, reiterando sua confiança de que as decisões futuras continuarão a respeitar os princípios de justiça, isonomia e boa-fé previstos na legislação e no Estatuto da Liga.