ATLÉTICO

Atlético: Sampaoli já encarou Barça, Real e Argentina em finais; veja retrospecto

Treinador disputou ao menos nove finais ao longo da carreira - incluindo uma da Sul-Americana em 2012, pela LaU

O Atlético terá um treinador que sabe o que é disputar uma final – e vencer – na decisão contra o Lanús, neste sábado (22/11), às 17h, no Defensores del Chaco, em Assunção-PAR. Em busca de mais um título na carreira, Jorge Sampaoli já esteve em nove decisões. A seguir, o No Ataque traz o retrospecto do argentino na busca por títulos que já teve jogos contra Barcelona, Real Madrid e Argentina.

O argentino disputou um jogo que valia título pela última vez em 2023, quando o Flamengo enfrentou o São Paulo na Copa do Brasil. O rubro-negro perdeu na ida por 1 a 0, ficou no empate por 1 a 1 na volta e acabou com o vice da competição.

A outra final de Sampaoli em solo brasileiro foi justamente com o Atlético. Em 2020, o alvinegro venceu o Tombense por 2 a 1 e 1 a 0 nos jogos decisivos e conquistou o Campeonato Mineiro.

Finais na América do Sul e contra país natal

Sampaoli ainda disputou outras cinco finais da América do Sul, sendo quatro delas pela Universidad de Chile, com três títulos e um vice. Uma taça conquistada, inclusive, foi a da Copa Sul-Americana de 2012.

O argentino também enfrentou o país natal na final da Copa América de 2015. Na oportunidade, ele levou o Chile ao título da competição com vitória nos pênaltis sobre a Argentina que tinha Messi, Di María, Aguero, entre outros grandes jogadores.

Jorge Sampaoli, técnico argentino, em jogo no Maracanã(foto: ALEXANDRE LOUREIRO/AFP)

Duelos contra gigantes

O treinador do Atlético ainda disputou duas finais na Europa, ambas pelo Sevilla, da Espanha, e contra os dois maiores times do país. E as decisões foram logo nos primeiros jogos pelo clube, em 2016.

Na estreia, o rival foi o Real Madrid na Supercopa Europeia e teve tons dramáticos. O time de Sampaoli estava vencendo por 2 a 1 até os acréscimos do segundo tempo, quando o zagueiro Sérgio Ramos empatou a partida. Na prorrogação, melhor para os Merengues.

Já na final contra o Barcelona o Sevilla não teve chances. Logo na sequência, a equipe comandada pelo argentino encarou o gigante na Supercopa da Espanha e foi derrotado nos dois jogos, por 2 a 0 e 3 a 0.

No recorte levantado pela reportagem, Sampaoli venceu cinco finais e perdeu outras quatro. 

Retrospecto de Sampaoli em finais

  • Copa do Brasil (2023): vice para o São Paulo com o Flamengo
  • Campeonato Mineiro (2020): campeão com o Atlético sobre o Tombense
  • Supercopa Europeia (2016): vice para o Real Madrid com o Sevilla
  • Supercopa da Espanha (2016): vice para o Barcelona com o Sevilla
  • Copa América (2015): campeão com o Chile sobre a Argentina
  • Clausura do Chile (2012): campeão com a LaU sobre o Cobreloa
  • Sul-Americana (2012): campeão com a LaU sobre a LDU
  • Recopa Sul-Americana (2012): vice com a LaU para o Santos
  • Apertura (2011): campeão com a LaU sobre a Universidad Católica

*Não há registros detalhados das passagens do técnico por Belgrano Arequito, Argentino de Rosario, Aprendices Casildenses e Alumin de Casilda, da Argentina, e Juan Aurich, Sport Boys e Bolognesi, do Peru, entre 1995 e 2003

Compartilhe
Sair da versão mobile