O Atlético se complicou na busca por vaga na Copa Libertadores de 2026. Neste sábado (22/11), o alvinegro foi derrotado nos pênaltis pelo Lanús no Defensores del Chaco, em Assunção-PAR, ficou com o vice da Copa Sul-Americana e agora deposita todas as esperanças no Campeonato Brasileiro.
Neste momento, os sete primeiros times da Série A terão vaga na Libertadores, já que Palmeiras e Flamengo se enfrentarão na final deste ano e abrirão mais uma vaga via torneio nacional.
O Atlético está em 11º lugar na tabela, com 44 pontos em 34 jogos. O sétimo colocado é o Bahia, que soma 53 pontos em 34 partidas.
Com isso, o Galo tem apenas 0,33% de probabilidade de se classificar à principal competição continental. O número é do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Melhor cenário para o Atlético
No entanto, ainda há possibilidade de G8. Para isso acontecer, Cruzeiro (3º colocado) ou Fluminense precisam conquistar a Copa do Brasil e se manter no G7. Os outros semifinalistas são Vasco, com 42, e Corinthians, com 45. Mas ambos não tem grandes chances de se classificar.
Caso isso ocorra, o cenário fica bem mais favorável ao Atlético. Isso porque o time tem só um ponto a menos do que o RB Bragantino, oitavo colocado, e que Corinthians e São Paulo, em nono e 10°, respectivamente.
Atlético tenta evitar maior “jejum” em 14 anos
Se não conseguir vaga na próxima Libertadores, o Atlético ficará de fora da principal competição continental pelo segundo ano consecutivo. Isso não ocorre desde as temporadas de 2011 e 2012, que antecederam um período vitorioso no clube.
O alvinegro disputou quase todas as edições desde 2013, com exceção de 2018, 2020 e 2025.
Próximo jogo do Atlético no Brasileiro
E o retorno do Atlético ao Brasileiro não será nada fácil. O time enfrentará o Flamengo na terça-feira (25/11), às 21h30, na Arena MRV.