O zagueiro Lyanco postou uma mensagem enigmática relacionada à discussão com um torcedor do Atlético na arquibancada do Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
No sábado (22/11), o Galo perdeu para o Lanús, da Argentina – 5 a 4 nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação -, e amargou o vice da Copa Sul-Americana de 2025.
Na tarde desta segunda-feira (24/11), em vídeo publicado no Instagram, Lyanco deu sua versão sobre o ocorrido. À noite, ele voltou à rede social, dessa vez para compartilhar fotos ao lado da esposa e dos filhos e um texto de desabafo.
“Faço isso com lágrimas nos olhos. Só nós sabemos o quanto amamos tudo isso. Eu ir contra vocês estaria conta minha família, principalmente contra meu filho que vive isso de coração. Ou seja, eu nunca iria contra minha família”.
O atleta afirmou que considera o Atlético como a própria família e que a conduta no Paraguai foi para proteger os companheiros de elenco e a instituição.
“Triste acabar assim. Não sei nem como falar e explicar isso. Você é amador por defender o Galo e é odiado por defender o Galo”.
Lyanco, zagueiro do Atlético
O bate-boca de Lyanco com torcedor do Atlético
Conforme Lyanco, a postura acalorada se deu em resposta a um torcedor do Atlético. “O que aconteceu ali, eu até vi hoje o vídeo desse cara aí, em momento nenhum eu xinguei mãe de ninguém, assim como falaram da minha mãe, para véi! Não tem ninguém santinho aqui. E foi uma reação minha, não foi uma ação, não fui eu quem começou. Eu reagi àquilo que foi falado”.
Segundo o jogador, se o elenco ficasse inerte, seria criticado pela falta de união e envolvimento. Ele ainda afirmou que a provocação vinda das arquibancadas ocorreu com a disputa por pênaltis em andamento, com chances de o Atlético ser campeão.
“O xingamento não veio após uma partida, foi durante os pênaltis. O jogador do Lanús perdeu o pênalti, ele estava xingando. A gente estava vivo ainda, ainda estava para ganhar um título. Acabou o jogo faz o que você quiser, meu irmão. Agora, no meio do jogo vem o cara… Tu está torcendo ou tá o quê? Vai ali e torce, irmão, acaba o jogo você xinga e faz o que quiser”.
Por que Lyanco não jogou a final entre Atlético e Lanús?
Lyanco não jogou a final da Sul-Americana pelo Atlético por que está machucado. O zagueiro não entra em campo desde 8 de outubro, quando rompeu o tendão de aquiles esquerdo na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, na Arena MRV, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Caso cumpra o tempo médio de recuperação, Lyanco só deve voltar a ter condições de jogo entre abril e maio de 2026 – com possibilidade, inclusive, de extensão deste prazo. Foi o que apontou Rodrigo Fadel, especialista em fisioterapia esportiva, em entrevista ao No Ataque em 10 de outubro.
“O prazo mínimo de recuperação gira em torno de quatro meses, mas isso é muito individual. Depende da resposta de cada atleta. Em média, o processo dura de 6 a 7 meses, passando por todas as etapas com segurança. O caso de maior tempo com que trabalhei exigiu um ano de tratamento”.
Lyanco no Atlético
O Atlético anunciou a contratação de Lyanco em julho de 2024, em operação fechada junto ao Southampton, da Inglaterra. Com técnica e garra dentro das quatro linhas, o defensor construiu rápida identificação com a torcida alvinegra.
Em 66 partidas com a camisa preta e branca, ele marcou quatro gols. Pelo Galo, o zagueiro conquistou o Campeonato Mineiro de 2025.