Para manter viva a esperança de disputar a Copa Libertadores de 2026, o Atlético tem missão dupla: precisa vencer todos os seus jogos restantes no Campeonato Brasileiro e torcer para que Cruzeiro ou Fluminense conquiste a Copa do Brasil.
Com o empate por 1 a 1 com o Flamengo, o Galo chegou aos 45 pontos, na 12ª posição, e não tem mais chances de alcançar o Fluminense (55 pontos), que fecha o G7, grupo dos times que se classificam para o torneio da Conmebol.
A única forma de o Galo disputar a principal competição do continente no ano que vem é se o Campeonato Brasileiro “ganhar” outra vaga. Isso só ocorrerá se Cruzeiro ou Fluminense vencer a Copa do Brasil.
Como ambos estão na parte de cima da tabela do Brasileirão, a conquista na competição mata-mata por um deles abriria o G8 na competição nacional.
Cruzeiro e Fluminense estão nas semifinais da Copa do Brasil e enfrentam Corinthians e Vasco, respectivamente.
Tarefa inglória do Galo
Mesmo que a vaga seja aberta, o Atlético terá tarefa inglória, dependendo de resultados de concorrentes diretos que estão à sua frente:
- O Galo precisa vencer seus jogos e torcer por tropeços de São Paulo (48 pontos), Grêmio (46), Bragantino (45) e Corinthians (45).
Risco de rebaixamento do Atlético
O ponto positivo é que o Atlético está virtualmente livre da queda. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade de rebaixamento do Galo é desprezível: 0,0088%.