O atacante argentino Lautaro Acosta encerrou a carreira profissional após a eliminação do Lanús para o Tigre (1 a 0), pelas oitavas de final do Torneio Clausura, nessa quarta-feira (26/11). O jogador de 37 anos, que acompanhou a derrota do banco de reservas no Estádio La Fortaleza, se emocionou na despedida.
Acosta, que foi campeão da Copa Sul-Americana contra o Atlético, manifestou sua gratidão aos companheiros e, principalmente, à torcida.
“Quero agradecer a estes guerreiros, aos meus companheiros, que me acompanharam e ajudaram quando não pude mais. Estiveram ali sempre para me levantar. Depois, quero agradecer a vocês (os torcedores). Fomos muito felizes, choramos, rimos, sempre ombro a ombro… Saio daqui sendo o homem mais feliz do mundo”, declarou.
A última participação de Lautaro Acosta, carinhosamente conhecido como Laucha, em campo foi justamente na conquista da Copa Sul-Americana de 2025 sobre o Galo. Ele entrou no final da prorrogação para a disputa de pênaltis e acabou isolando a bola em sua cobrança.
Apesar do erro individual de Acosta, o Lanús garantiu o título graças à performance decisiva do goleiro Nahuel Losada, que defendeu as cobranças de Hulk, Biel e Victor Hugo.
Acosta é uma lenda do Lanús, clube no qual jogou por quase 30 anos (considerando base e profissional).
“Não me cai a ficha que este foi o meu último jogo como profissional. Feliz e grato às pessoas por tanto carinho. Esta é a minha casa, tudo começou aqui aos 7 ou 8 anos. Saí por apenas cinco, estou há quase 30 anos aqui. Com alegrias, tristezas, mas sempre ombro a ombro com o clube, com as pessoas. Fecha-se uma etapa linda”, disse o atacante.
Lautaro Acosta: carreira e títulos
Lautaro Acosta registrou 429 jogos pelo Lanús, com 60 gols e 43 assistências. Ele conquistou seis títulos pelo clube:
- Dois Campeonatos Argentinos (2007 e 2016)
- Copa Bicentenário (2016)
- Supercopa Argentina (2016)
- Duas Copas Sul-Americana (2013 e 2025)
Formado na base do Lanús em 2006, Acosta chegou a ter passagens por outros clubes, como Sevilla, Racing de Santander e Boca Juniors, mas retornou ao Lanús em 2013 e permaneceu até o fim de sua carreira.