Futebol Internacional

Cria do Atlético é questionado na Europa: ‘Bizarro dar a ele um novo contrato’

Savinho é criticado por desempenho na derrota do Manchester City na Liga dos Campeões: 'Irritantemente inconstante'

Atacante revelado pelo Atlético, Savinho foi criticado por um portal inglês devido à atuação na derrota do Manchester City por 2 a 0 para o Bayer Leverkusen, nessa quarta-feira (26/11), pela quinta rodada da Liga dos Campeões (Champions League).

No revés no Etihad Stadium, em Manchester, Savinho foi titular da equipe alternativa enviada a campo pelo técnico Pep Guardiola. A atual condição do jovem não é compatível com a valorização recebida dos Citzens, conforme análise dos jornalistas do Manchester Evening News.

“Ele é irritantemente inconsistente. Parece que recebeu muitas críticas e teve uma atuação ruim. Mas ele tem que mostrar mais. Claramente, ele demonstrou interesse em se transferir para o Tottenham no verão e estava claramente interessado em fazê-lo”, comentou Tyrone Marshall, citando a transferência frustrada de Savinho para o Spurs no início desta temporada europeia.

“O City sempre diz que não vai impedir um jogador de sair se ele quiser. Não tenho a impressão de que o City estivesse muito interessado em vendê-lo. Eles encerraram a negociação relativamente cedo e, depois de uma temporada mediana, ele recebeu um novo contrato”. acrescentou.

“O Pep adotou um sistema em que, no momento, só usa um ponta, se tanto, o que dificulta a entrada do Savinho na equipe. Se for para usar um jogador que atue pelos lados, esse jogador é o Doku”, avaliou Marshall, ressaltando a preferência do técnico espanhol pelo atacante belga.

Decisão ‘bizarra’ do City

O jornalista Alex James também criticou a decisão da diretoria do Manchester City em ampliar o contrato de Savinho. O novo vínculo do atacante com o clube inglês vai até junho de 2031.

“A decisão de lhe oferecer um novo contrato pareceu-me loucura. Ele ainda tinha quatro anos de contrato, teve um desempenho razoável na temporada passada e tem apenas 21 anos. Achei isso bizarro, ele não é o tipo de jogador que desperta o interesse de outros clubes e significa ‘é melhor garantirmos a sua permanência com um contrato de longo prazo’. Ele ainda não se tornou esse jogador. Essa decisão foi, no mínimo, estranha. Desde então, ele não conseguiu evoluir”, analisou.

“Mas talvez tenhamos tido essa conversa na temporada passada sobre o Doku, até certo ponto, e parece que ele evoluiu como jogador jovem e como ponta. É difícil ser ponta na Premier League em comparação com qualquer outro lugar. Savinho ainda tem o problema de pontas não serem escalados neste time do City. Então, é preciso dar um passo atrás. Mas é essa resposta emocional dele querer sair, e aí ele recebe um novo contrato que provavelmente não merece e não consegue mudar o jogo”, concluiu James.

Trajetória de Savinho

Savinho disputou 35 jogos e marcou dois gols pelo Atlético. O atacante integrou o elenco campeão do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil em 2021 e tricampeão do Campeonato Mineiro em 2020, 2021 e 2022.

Em 2022, foi emprestado pelo Troyes ao PSV (HOL). No clube, também teve poucos minutos em campo e atuou em 17 jogos, somando sub-21 e equipe profissional.

No ano seguinte, defendeu o Girona (ESP), novamente sob empréstimo. Pelo clube espanhol, recebeu mais oportunidades e se consolidou como um dos principais atletas da equipe.

Na temporada 2023/2024, marcou nove gols, distribuiu 10 assistências e foi eleito o melhor jogador sub-23 do Campeonato Espanhol.

Com esse desempenho, passou a ser convocado pela Seleção Brasileira e disputou a Copa América de 2024.

Posteriormente, Savinho foi comprado pelo Manchester City por 25 milhões de euros (cerca de R$ 151,5 milhões na cotação da época).

Há duas temporada na Inglaterra, atacante soma quatro gols e 13 assistências em 63 partidas pelos Citizens.

Em 2025/2026, no entanto, ele tem apenas um gol e duas assistências em 15 apresentações, sendo oito como titular.

Compartilhe
Sair da versão mobile