O zagueiro Vitão, do Atlético, foi expulso na disputa pelo terceiro lugar do Mundial Sub-17, entre Brasil e Itália, nesta quinta-feira (27/11), em Doha, no Catar. A Seleção Brasileira foi derrotada por 1 a 0 e terminou na quarta colocação.
Vitão foi expulso logo aos 12 minutos do primeiro tempo. O defensor brasileiro recebeu o segundo cartão amarelo no jogo após falta dura em cima de Bovio, no meio de campo.
O primeiro amarelo do jogador do Galo foi por entrada por trás em Antonio Arena, aos cinco minutos da primeira etapa.
A partida contra a Itália foi a terceira de Vitão pela Seleção Brasileira no Mundial Sub-17. Ele foi titular na eliminação brasileira para Portugal na semifinal e entrou no decorrer da goleada por 4 a 0 sobre a Indonésia, na fase de grupos.
Trajetória de Vitão no Atlético
Aos 17 anos, Vitão é tido como uma das principais promessas das categorias de base alvinegras.
Natural de Belo Horizonte e torcedor do Atlético, Vitão foi admitido pelas categorias de base do Galo em 2020, ainda aos 12 anos. Destaque em todas as divisões pelas quais passou, o zagueiro é conhecido pela qualidade na saída de bola e pela imposição física nos duelos por baixo e pelo alto.
A altura é um fator diferencial. Com 1,92m, Vitão aproveita da boa impulsão para também contribuir no momento ofensivo com gols de cabeça.
O desempenho na base alvinegra sempre foi motivo de promoções “precoces”. No ano passado, por exemplo, o defensor subiu ao time sub-20 do Atlético, mesmo tendo apenas 16 anos, e chegou a atuar até pela equipe sub-23 do clube mineiro.
Figura constante nas convocações para a Seleção Brasileira Sub-17, Vitão foi campeão do Sul-Americano da categoria com a Amarelinha em 2025 – sendo peça fundamental do time treinado por Dudu Patetuci.