Os gêmeos Samuel e Vinicius Rodrigues já chamam atenção nas categorias de base do Atlético, mas não só por serem irmãos. A seguir, conheça os jovens de 16 anos, como jogam, as principais características, curiosidades e mais!
Os atletas nasceram em 16 de janeiro de 2009 e têm outros dois irmãos: Marco, de 23 anos, e Ana, de 25. Samuel é destro e atual na lateral direita, enquanto Vinicius é um meia canhoto. Ambos têm contrato até fevereiro de 2028.
Eles iniciaram a trajetória no futebol juntos, em 2014, na escola de futebol Alvi Celeste, em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. Dois anos depois, começaram a disputar os torneios da Federação Paulista de Futsal pelo São Caetano FC, que se tornou RS Futebol Clube, com grande influência do treinador Robson Santos.
Os irmãos chegaram ao Atlético por meio da Habilis Sports em 2023, com uma diferença de um mês. Enquanto Samuel iniciou a trajetória no clube em setembro, Vinicius começou em outubro daquele ano.
“No começo é bem complicado por conta da saudade da família, mas vai passando o tempo e fica melhor a adaptação”, contou Samuel, ao No Ataque. “O processo de adaptação foi bem mais fácil para mim, pois meu irmão me recebeu e me acolheu no dia a dia”, completou Vinicius.
O dia a dia com o irmão
Samuel e Vinicius contam que diariamente trocam ideias sobre o desempenho em campo, mas não deixam de ter papos mais descontraídos.
“A nossa relação é muito boa, apoiando um ao outro como também falando o que pode melhorar dentro e fora de campo, muita resenha e brincadeira um zoando o outro”, conta o lateral-direito.
“Nossa relação é muito boa, nos apoiamos bastante e damos aquela ‘resenhada’ que não pode faltar”, diz o meia.
Qualidades parecidas?
Apesar de atuarem em posições diferentes, Samuel e Vinicius entendem que têm qualidades parecidas. Na visão dos irmãos, ambos utilizam bem os dois pés e conseguem driblar em espaços curtos.
“Acho que utilizamos muito bem as duas pernas e o drible em espaço curto”, avalia o lateral. “Creio que somos bastante ofensivos, temos boa capacidade em espaços curtos”, analisa o meia.
E individualmente, quais as principais características de cada um? “Sou muito ofensivo dentro dos jogos, faço muitas interceptações e dou passes decisivos”, responde Samuel. “Bastante ofensividade, bom preenchimento de área e uma boa qualidade técnica”, afirma Vinicius.
Título do Brasileiro sub-17 e projeção para 2026
Samuel e Vinicius fizeram parte da campanha vitoriosa do Atlético no Campeonato Brasileiro Sub-17. O lateral-direito, inclusive, foi titular e peça importante da equipe na conquista da competição.
O jogador marcou cinco gols em 30 jogos na temporada. As boas atuações já o colocaram na Seleção Brasileira da categoria.
Vinicius, por sua vez, se machucou logo no início da competição e acabou disputando apenas seis partidas. Em 2024, ele foi o artilheiro do Atlético no sub-15, com 15 gols em 32 jogos.
“(O título) representou muito, é ótimo jogar em um time vitorioso, com grandes jogadores e comissão que sempre querem vencer. É um privilégio fazer parte desse grupo”, afirmou Samuel.
“Foi uma sensação muito boa fazer parte desse time, aprendi muitas coisas junto desse grupo e foi um privilégio poder contribuir para essa equipe tão vitoriosa”, comentou Vinicius.
Sub-17 ou Sub-20?
Agora, Samuel e Vinicius aguardam o Atlético decidir o futuro de ambos. O clube mineiro aguarda o fim do Campeonato Brasileiro para definir totalmente o planejamento para a próxima temporada e, assim, escolher quais jovens disputarão a Copinha, quais estarão à disposição no Campeonato Mineiro e os que irão permanecer no sub-17.
“Não sabemos ainda como será a próxima temporada. Seria muito bom subir, mas o objetivo principal é continuar trabalhando bastante como fiz este ano”, projeta Samuel.
“Acredito que no tempo certo irei subir mais um degrau na minha carreira, alcançando a categoria de cima”, avaliou Vinicius.