Desde que assinou com o Atlético, em dezembro de 2023, o meio-campista Gustavo Scarpa nunca havia passado por momento parecido com o atual. Já são seis jogos consecutivos no banco de reservas, distante do protagonismo que teve com Gabriel Milito em 2024 e até mesmo no início com Jorge Sampaoli em 2025. Em meio a este cenário individual, o time alvinegro enfrenta queda de aproveitamento durante momento crucial da temporada.
No fim de 2023, o Atlético travou longas conversas com o Nottingham Forest, da Inglaterra, pela liberação de Gustavo Scarpa. O acordo foi fechado por R$ 27 milhões e animou torcedores do clube mineiro, que àquela altura depositavam grandes expectativas sob o retorno do ex-Palmeiras ao Brasil.
Scarpa nunca conseguiu assumir o papel de protagonista no Galo, mas foi figura importante de forma constante nos últimos dois anos. Até então, ele soma 12 gols e 23 assistências em 129 jogos com a camisa preta e branca – sendo um dos mais produtivos do elenco alvinegro no aspecto ofensivo.
A ida de Scarpa ao banco de reservas
Desde que retornou ao Atlético, no início de setembro, Sampaoli tinha Scarpa como um de seus titulares absolutos. De toda forma, o panorama passou a se alterar ao longo das semanas, com o meio-campista alternando frequentemente entre a titularidade e o banco de reservas.
A ida definitiva do jogador aos suplentes aconteceu em 8 de novembro, quando ele iniciou no banco na virada do Atlético sobre o Sport (4 a 2), na Ilha do Retiro, no Recife. O compromisso, inclusive, foi o último em que o Galo saiu vencedor.
Desde então, Scarpa foi reserva do time de Sampaoli em todas as cinco partidas disputadas – até mesmo na final da Copa Sul-Americana, perdida diante do Lanús-ARG. De toda maneira, o meia só não foi acionado em um segundo tempo no empate com o Flamengo (1 a 1), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Os resultados do Atlético desde a ida de Scarpa ao banco
- 8/11 – Sport 2 x 4 Atlético – Campeonato Brasileiro (33ª rodada) – Ilha do Retiro
- 12/11 – Atlético 3 x 3 Fortaleza – Campeonato Brasileiro (16ª rodada) – Arena MRV
- 16/11 – RB Bragantino 2 x 0 Atlético – Campeonato Brasileiro (37ª rodada) – Cícero de Souza Marques
- 22/11 – Lanús-ARG (5) 0 x 0 (4) Atlético – Copa Sul-Americana (final) – Defensores del Chaco
- 25/11 – Atlético 1 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro (36ª rodada) – Arena MRV
- 30/11 – Fortaleza 1 x 0 Atlético – Campeonato Brasileiro (35ª rodada) – Arena Castelão
Nos primeiros 16 jogos da “era Sampaoli” no Atlético, quando Scarpa oscilou entre a condição de titular e reserva, o time somou 50% de aproveitamento. Este número caiu para 33,3% no recorte dos últimos seis compromissos do Galo, com o meio-campista como suplente.
Sampaoli explica banco para Scarpa
Nas últimas entrevistas que concedeu, Sampaoli foi questionado sobre a perda de prestígio do atleta. Ele atribuiu o momento a questões puramente técnicas.
“Atualmente, quem joga ou não joga, tem a ver com o que os jogadores entregam em campo. Eu sinto que os que entraram [como titulares] estavam melhores que o Gustavo hoje, mas é algo que eu vi no dia a dia. Respeito muito o profissionalismo e a qualidade do Gustavo, mas hoje optei pelo time que está jogando normalmente. Essa é a realidade.”
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético
Chance para Scarpa?
Scarpa briga por nova chance no Atlético diante de um ex-clube: o Palmeiras. Os times medirão forças nesta quarta-feira (3/12), a partir das 21h30, pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto ocorrerá na Arena MRV, em Belo Horizonte.