Ao que tudo indica, o técnico Jorge Sampaoli será o condutor do projeto de reformulação do elenco do Atlético para 2026. De toda maneira, o argentino espera que tenha “alinhamento” com a diretoria alvinegra para concretizar o que enxerga como fundamental no futebol: a construção de um time competitivo.
O Atlético decepcionou expectativas em 2025. Ainda que tenha sido hexacampeão mineiro no início da temporada, o Galo foi eliminado pelo arquirrival Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil, sagrou-se vice-campeão da Copa Sul-Americana e chegou à última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro com chance de rebaixamento – ainda que ínfima.
Contratado no último setembro para substituir Cuca, Sampaoli deu, inicialmente, novo ânimo à equipe, mas também sofreu com a irregularidade de performance dos atletas alvinegros. Até então, ele soma sete vitórias, nove empates e sete derrotas neste retorno ao clube mineiro.
“Não creio que a história do clube mereça isso”, diz Sampaoli
Nessa quarta-feira (3/12), o Atlético foi goleado pelo Palmeiras (3 a 0) em plena Arena MRV, em Belo Horizonte, durante duelo pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Depois do confronto, em pelo menos três oportunidades durante entrevista coletiva concedida a jornalistas, Sampaoli falou sobre montagem de elenco e planos para 2026.
“Seguramente, estamos trabalhando para tentar diagnosticar quais são os jogadores que se identificam muito – primeiro com o clube e segundo com a maneira de jogar. Tivemos uma primeira reunião e teremos uma reunião futura para ir tomando decisões sobre o futuro. Quando vim aqui em 2020, o time saiu vice-campeão e depois conseguiu, com uma base de jogadores que representavam o clube, coisas importantes”, iniciou.
“Temos que voltar a dar esperança ao torcedor com esse tipo de personalidade. Que não aconteça o que está acontecendo nos últimos anos. Nas últimas rodadas, estamos pensando no rebaixamento. Não creio que a história do clube mereça isso. Há muitas coisas para avaliar e analisar”, prosseguiu o argentino.
Sampaoli: “Temos que voltar a gerar esse respeito”
Em outra resposta, Sampaoli deixou evidente a cobrança pela formulação de um elenco que seja capaz de competir com as grandes forças do futebol brasileiro em 2026. O comandante alvinegro entende que o Atlético precisa ser assertivo nas contratações.
“Mágica hoje não se pode fazer no futebol (risos). Apresentamos um projeto à diretoria e seguramente vão avaliar e aprovar o que pensamos para 2026. A minha esperança é sempre chegar a um clube e que não esteja nessa situação, mas sim em cima na tabela – como estive no Santos, aqui em 2020. Sempre penso nisso”, refletiu.
“Para essa forma de identificação que tem uma equipe com o clube, com a torcida, se necessita ser assertivo nas contratações, nos jogadores que chegam. Hoje estamos em um momento de voltar a começar. Necessitamos voltar a começar. Não podemos repetir os dois últimos anos, porque a torcida não merece isso”, continuou.
Por fim, Sampaoli também disse que espera contar com atletas que se identifiquem com a história do clube. Ele quer devolver aos torcedores a “esperança” de dias melhores.
“Basicamente, minha obrigação como profissional é diagnosticar e ter sempre jogadores que se identifiquem muito com a história do clube. Para mim, isso é muito importante. Muito importante. Para além do fato de que isso é futebol, onde os times têm altos e baixos, ter uma identidade que seja também a identidade do clube. Não me parece de outra forma”, afirmou.
“Eu espero ter um alinhamento com a diretoria para gerar um time que devolva aos torcedores a esperança que em algum momento tiveram. Porque se você volta a anos anteriores, o Galo era muito respeitado. Temos que voltar a gerar esse respeito”, encerrou Sampaoli.
Próximo jogo do Atlético
O último jogo do Atlético nesta temporada será disputado contra o Vasco, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times medirão forças na Arena MRV, a partir das 16h do domingo (7/12).
O Galo é o 13° colocado do Brasileirão, com 45 pontos, enquanto o Cruzmaltino ocupa a 12ª posição, também com 45 – mas com duas vitórias a mais. O Atlético busca uma vitória para garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2025 sem depender de outros resultados.