ATLÉTICO

Realidade indigesta: Atlético amarga sina diante de potências na Arena MRV

Em seis jogos somados contra Flamengo e Palmeiras na Arena MRV, Atlético amargou cinco derrotas e um empate

Compartilhe
google-news-logo

Se, em 2021, o Brasil viu o Atlético superar os principais concorrentes nacionais com um elenco forte e coeso, ao fim de 2025, o cenário é bastante distinto. Sem títulos de expressão desde o início de 2022 e pelo segundo ano consecutivo brigando na parte de baixo da tabela da Série A do Campeonato Brasileiro, o Galo se vê cada vez mais distante dos poderios esportivos e econômicos de Flamengo e Palmeiras. Uma das provas desta realidade indigesta é o fato de que o time alvinegro ainda não conseguiu vencer qualquer um destes dois rivais na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Em 2020, sob o comando de Jorge Sampaoli e com o apoio de investidores, o Atlético gastou centenas de milhões de reais na montagem de um grupo altamente competitivo. Os principais frutos viriam a ser colhidos em 2021, quando Cuca levou o Galo às conquistas do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em uma única temporada.

Naquele ano, o Atlético foi avassalador no cenário nacional. A equipe alvinegra conquistou o Brasileirão com 84 pontos, 13 a mais que o vice-campeão Flamengo. O terceiro colocado Palmeiras somou 66.

Desde então, no entanto, o que se viu foi um verdadeiro desmonte do elenco multicampeão. Ano a ano, peças importantes deixavam o clube, e a qualidade da maior parte das reposições era frequentemente questionada por torcedores.

É verdade que o Galo seguiu brigando por títulos nos mata-matas. Em 2024, ficou com os vice-campeonatos da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, ainda que tenha sido facilmente superado por Botafogo e Flamengo nestas finais, respectivamente.

Já em 2025, o Atlético deu esperança aos torcedores ao alcançar a final da Copa Sul-Americana. Apesar disso, perdeu a taça nos pênaltis para o modesto Lanús, da Argentina, e amargou mais uma frustração.

No Campeonato Brasileiro, o clube está distante das “cabeças”. Em 2024, a campanha terminou com o 12º lugar, com 47 pontos. Já em 2025, a uma rodada do fim da competição nacional, a trajetória resultou em 45 pontos e na 13ª posição.

Os tabus do Atlético contra Flamengo e Palmeiras

Um dos sintomas desta recente perda de força do Atlético é o retrospecto em jogos contra Flamengo e Palmeiras na Arena MRV. Desde que inaugurou o novo estádio em Belo Horizonte, o Galo não conseguiu superar os antigos concorrentes atuando como mandante.

Foram quatro jogos contra o Flamengo neste recorte recente, com direito a três derrotas e um empate. Ainda que tenha garantido uma classificação na Copa do Brasil em um deles, o Atlético amargou um vice-campeonato diante do maior rival interestadual em plena casa própria.

Jogos entre Atlético e Flamengo na Arena MRV

  • 3/7/2024 – Atlético 2 x 4 Flamengo – 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • 10/11/2024 – Atlético 0 x 1 Flamengo – final da Copa do Brasil
  • 6/8/2025 – Atlético (4) 0 x 1 (3) Flamengo – oitavas de final da Copa do Brasil
  • 25/11/2025 – Atlético 1 x 1 Flamengo – 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

Já contra o Palmeiras, ainda que o número de jogos seja menor, o cenário é pior. Isso porque o Galo sofreu duas goleadas do Verdão na Arena MRV, tendo amargado sete comemorações de gols do rival paulista no estádio na somatória destes dois compromissos.

Jogos entre Atlético e Palmeiras na Arena MRV

  • 17/6/2024 – Atlético 0 x 4 Palmeiras – 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • 3/12/2025 – Atlético 0 x 3 Palmeiras – 34ª rodada do Campeonato Brasileiro

O Atlético só terá novas oportunidades de revanches contra as potências do Brasil na Arena MRV em 2025, no Campeonato Brasileiro. Também há a possibilidade de que haja cruzamentos na Copa do Brasil, de toda maneira.

O último jogo do Atlético em 2025

O último jogo do Atlético nesta temporada será disputado contra o Vasco, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times medirão forças na Arena MRV, a partir das 16h do domingo (7/12).

O Galo é o 13° colocado do Brasileirão, com 45 pontos, enquanto o Cruzmaltino ocupa a 12ª posição, também com 45 – mas com duas vitórias a mais. O Atlético busca uma vitória para garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2025 sem depender de outros resultados.

Compartilhe
google-news-logo