A crise financeira atravessada pelo Atlético segue gerando desdobramentos prejudiciais à imagem do clube no mercado. Neste sábado (6/12), em contato com o No Ataque, Jorge Uauy, presidente do Palestino-CHI, disparou contra a diretoria alvinegra por atraso no pagamento pela contratação do zagueiro Ivan Román. “Uma vergonha”, detonou o dirigente.
No fim do último mês de fevereiro, o Galo fechou a contratação de Ivan Román, então aos 18 anos, junto ao Palestino. O jovem já havia disputado 42 partidas profissionais representando os “Baisanos” e era tido como uma das principais promessas do futebol chileno.
Segundo Jorge Uauy, a transferência foi fechada por 1,5 milhão de dólares para que o Atlético comprasse 50% dos direitos econômicos do defensor. A cifra correspondia a cerca de R$ 8,7 milhões na cotação da data.
A forma de pagamento do Atlético ao Palestino
Ainda de acordo com Uauy, a negociação foi fechada em três parcelas. A primeira delas já venceu, e o Palestino alega não ter recebido o dinheiro devido.
- 500 mil dólares em 30 de setembro de 2025;
- 500 mil dólares em 30 de janeiro de 2026;
- 500 mil dólares em 30 de abril de 2026.
Presidente do Palestino detona Atlético
Ao No Ataque, Jorge Uauy não poupou críticas à diretoria do Atlético. O presidente do Palestino mencionou a premiação obtida pelo Galo com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana e classificou a dívida como uma “vergonha”.
“O Atlético Mineiro não cumpriu com seus compromissos. Não recebemos nem um dólar pela transferência de Román. É inadmissível o que fazem conosco. É uma vergonha que não nos paguem, com todo o dinheiro que receberam na Copa Sul-Americana. Não responderam nossos e-mails.”
Jorge Uauy, presidente do Palestino, ao No Ataque
Palestino acionou a Fifa
O dirigente também assegurou que o “Tino” já acionou a Fifa para cobrar a dívida do Atlético. Uauy espera que o Galo sofra um transfer ban e fique impedido de registrar novos jogadores na próxima janela de transferências.
“Sim, já contactamos a Fifa e esperamos uma decisão rápida para que lhe proíba de inscrever jogadores na próxima janela. Fizemos isso com a LDU e a Fifa lhes proibiu (de registrar)”, afirmou.
“Nunca pensamos que este seria o comportamento de um grande do Brasil. Seremos inflexíveis em relação à dívida e ao pagamento na Fifa”, encerrou Uauy ao NA.
Ivan Román no Atlético
Ivan Román teve poucas oportunidades no Atlético até então. Foram 16 jogos com a camisa preta e branca – a maioria sob o comando do técnico Jorge Sampaoli, já neste segundo semestre.
O zagueiro chegou a atuar em dois compromissos da equipe sub-20 do Galo no início do ano. De toda forma, somou as primeiras convocações para a Seleção Chilena principal nesta temporada.