Depois de mais um ano abaixo das expectativas, o Atlético deve promover reformulação significativa de elenco para 2026 – ao menos, é o que esperam os torcedores e também o técnico Jorge Sampaoli. Neste domingo (7/12), ao encerramento da temporada de 2025, o argentino disse como quer que o Galo aja no mercado da bola para formar o grupo do próximo ano.
Neste domingo, o Atlético deixou impressão positiva aos torcedores ao aplicar goleada histórica sobre o Vasco, por 5 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com o resultado pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Galo se garantiu na Copa Sul-Americana de 2026.
Neste ano, o time alvinegro frustrou expectativas ao cair nas quartas de final da Copa do Brasil diante do arquirrival Cruzeiro, perder a final da Sul-Americana para o Lanús, da Argentina, e conduzir campanha irregular no Brasileirão. O Atlético foi apenas o 11º colocado da competição nacional, com 48 pontos.
Sampaoli evita dar nomes
A princípio, Sampaoli destacou que o rendimento dos jogadores do Atlético na temporada de 2025 ainda está em avaliação. Ele evitou, inclusive, dar nomes de pilares da equipe para o ano que vem.
“Ainda não terminamos a avaliação. Não pudemos avaliar tudo e dar nomes agora seria muito apressado. Há jogadores que estão por empréstimo, outros que o empréstimo vai acabar, que voltam ao clube. Temos que analisar muito bem cada posição para ver qual é a base que o time tem para o ano que vem. Dar nomes é um pouco apressado, porque podemos ter saídas e entradas em diferentes posições”, iniciou.
“A avaliação é qualitativa. Todos aqueles jogadores que têm contrato serão avaliados. Minha esperança, o que eu falei com a diretoria, é que os jogadores que chegarem façam a diferença que o time necessitou esse ano, em diferentes posições”, prosseguiu.
“Tem que ser jogadores diferenciados”, crava Sampaoli
Ao que tudo indica, Sampaoli será o condutor de mais uma janela de transferências “exigente” para a diretoria do Atlético. Em 2020, o argentino foi quem liderou verdadeira reformulação no elenco do Galo, que viria a se transformar em multicampeão sob o comando de Cuca em 2021.
“O importante é que cheguem jogadores que nos deem a possibilidade de salto qualitativo que o time merece. Em qualquer posição, mas terão que ser jogadores nos quais se possa confiar que vão trocar o rendimento do time em relação a este ano. Tem que ser jogadores diferenciados, que façam a diferença em relação a essa camiseta”, afirmou.
“O mais importante é que o clube, a SAF e os jogadores que estejam aqui saibam que há uma grande pressão popular para que o time esteja entre os quatro primeiros lugares. Para isso, seguramente, o clube revisará e tratará de melhorar o tema de contratações, de chegada de jogadores. Que possam dar ao clube essa possibilidade. Porque, na realidade, o futebol é dos jogadores. Não é tanto do treinador”, continuou.
Em seguida, o comandante alvinegro destacou a importância de contar com um grupo de qualidade no futebol brasileiro. A exigência do calendário segue sendo fator determinante para ditar as temporadas dos clubes de diferentes poderios financeiros.
“Em um torneio onde se jogam mais de 70 jogos, você precisa ter substituições ideais, jogadores de muito peso, que joguem 70 jogos, que rendam muito. Creio que estes dois anos anteriores o clube deverá aprender que se não é assertivo com as contratações, tudo é muito mais complexo para qualquer desenvolvimento”, pontuou.
Sampaoli revela intenção no Atlético
Por fim, o argentino ainda destacou o desejo de rejuvenescer o elenco do Atlético. Sampaoli acredita necessitar de um grupo mais jovem para executar com mais precisão sua proposta de jogo.
“Sim, sim, é uma preocupação (rejuvenescer o elenco). Os times tops do mundo atualmente, para a intensidade em que se joga, precisa ter uma média de 26, 27 anos. Essa é a idade que normalmente os melhores times do mundo têm”, cravou.
“Temos que abaixar isso, indiscutivelmente, porque senão, quando o time não está preciso e não é intenso, o que normalmente passa é que não se pode competir. A necessidade de rejuvenescer o elenco tem a ver com a capacidade competitiva”, encerrou.
Atlético em 2026
Em 2026, o Atlético terá no calendário o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. O primeiro compromisso do ano será contra o Betim, pela primeira rodada do Estadual, a partir das 16h do dia 11 de janeiro (um domingo), na Arena MRV.