O ex-atacante Alecsandro revelou detalhes sobre o clima no vestiário do Atlético após a derrota por 2 a 0 para o Olimpia, no Paraguai, no jogo de ida da final da Copa Libertadores de 2013. Ele contou que o goleiro Victor ficou irado com o gol sofrido no último minuto e “quebrou tudo” no vestiário, responsabilizando o atacante pelo lance.
O gol em questão foi marcado por Pittoni em uma cobrança de falta. Alecsandro, que estava posicionado junto à linha do gol, acabou atrapalhando a defesa de Victor. Ele disse que seguiu ordem do técnico Cuca.
Alecsandro detalhou a instrução o treinador: “Estava 1 a 0 para eles e, no final do jogo, saiu uma falta na entrada da área. O Cuca me chamou e disse que era para eu avisar o Victor para ficar no canto dele e para eu sair da barreira, porque, se o cara bate por cima da barreira, eu tiraria. O Cuca confiava porque eu era o cara do 1º pau das bolas paradas, modéstia à parte a bola não passava,” disse Alecsandro ao Charla Podcast.
O atacante prosseguiu: “O Cuca falou ‘cara, está muito perto. A gente não pode tomar esse gol. Fala para o Victor não tomar no canto dele, você fica na barreira, quando o cara abaixar a cabeça, você corre’. Eu fiz [o que o Cuca pediu]. O cara cobrou a bola entre a mão do Victor e a minha cabeça. Ele não defendeu e eu não cabeceei. Tomamos o segundo gol”.
A reação de Victor foi explosiva, já que a tática não havia sido treinada.
“Deu uma confusão porque a gente não tinha treinado. Foi uma ordem do Cuca, e eu que recebi a ordem. O Victor chegou no vestiário quebrando tudo, apelando comigo, eu disse: ‘Foi ordem do treinador’. Ele disse: ‘Não existe, porque não treinamos isso, ferrou com o time todo'”.
Alecsandro admitiu o erro, mas apontou falha tripla no episódio.
“Aí, o Cuca não assumiu o B.O. Eu também saí puto da vida, xingando ele de tudo que é jeito. Ele não assumiu ali, é uma situação que a gente não tinha treinado. Foram três erros: do Cuca, que mandou eu ir; meu, de ir; e depois do Cuca, de não assumir. Depois a gente se acertou, mas foi uma semana conturbada.”
Atlético conquistou a Libertadores de 2013
Apesar da confusão, Alecsandro assumiu a responsabilidade perante o grupo, dizendo que daria a vida no jogo de volta.
O Atlético, no segundo confronto, venceu o Olimpia por 2 a 0 e conquistou o título da Copa Libertadores nos pênaltis (4 a 3).