Atlético

Atlético toma decisão sobre futuro de Caio, do Palmeiras

Atlético descarta opção de compra ao final do empréstimo Caio, reserva imediato de Guilherme Arana na lateral esquerda

Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

O lateral-esquerdo Caio está fora dos planos do Atlético para a temporada 2026. O jogador de 27 anos retornará ao Palmeiras ao término do contrato de empréstimo com o Galo – o vínculo expira em 31 de dezembro.

Caio chegou à Cidade do Galo em fevereiro deste ano. O acordo de empréstimo consta a cláusula de opção de compra. No entanto, o Atlético já informou ao Palmeiras que não pretende acionar o gatilho contratual para a permanência do lateral.

Pelo Atlético, Caio disputou 36 partidas, sendo 15 como titular, e anotou uma assistência. Reserva imediato de Guilherme Arana, o camisa 38 não caiu nas graças dos dois técnicos que passaram pelo alvinegro em 2025: Cuca e Jorge Sampaoli.

A informação da saída de Caio do Atlético foi publicada inicialmente pelo O Tempo e confirmada pelo No Ataque nesta quinta-feira (11/12).

A trajetória de Caio

Nascido na capital do estado de São Paulo em 11 de maio de 1998, Caio Fernando de Oliveira passou pelas bases de Ceará, Fluminense e Avaí – onde se profissionalizou. Em 2020, ele retornou ao Triciolor Carioca e ficou por três temporadas atuando como ponta-direita e esquerda.

A ida de Caio Paulista ao São Paulo ocorreu em 2023, na única temporada dele pelo time do Morumbi. Com a camisa do Tricolor Paulista foram 50 jogos, cinco gols, duas assistências, o título da Copa do Brasil e uma mudança de posição importante.

Sob comando de Dorival Júnior, Caio Paulista deixou definitivamente a ponta e foi titular como lateral-esquerdo. Além dos números, os bons desempenhos chamaram a atenção, e ele foi um dos destaques do futebol brasileiro na ala em 2023.

A passagem pelo Palmeiras

O bom desempenho rendeu a Caio Paulista a ida ao Palmeiras, em uma transferência bem turbulenta. Com o fim do empréstimo junto ao Fluminense, a diretoria do São Paulo já havia falado publicamente que ele ficaria no Morumbi em 2024, mas o negócio desandou, e o lateral foi para o rival.

O Palmeiras “atravessou” a negociação e pagou ao Fluminense US$ 3,8 milhões (R$ 18,5 milhões na cotação da época) para fechar com Caio Paulista, que assinou até dezembro de 2028. Porém, a contratação teve mais mídia do que resultado em campo, em uma clara queda na carreira do atleta.

Com a camisa alviverde, Caio Paulista fez 39 jogos em 2024 e deu três assistências. Além de não marcar nenhum gol, o lateral foi reserva de Piquerez e Vanderlan durante a temporada, assumindo a titularidade apenas na reta final, já com o uruguaio machucado.

Compartilhe
google-news-logo