Em busca de uma temporada melhor no ano que vem, o Atlético já traçou o planejamento para o início de 2026. Conforme alinhado com a comissão técnica de Sampaoli, o Galo trabalhará com “três times” no começo da jornada para definir o elenco que tentará voltar a brigar por grandes títulos na sequência dos meses seguintes.
O Atlético iniciará a participação no Campeonato Mineiro em 11 de janeiro, enquanto o começo do Campeonato Brasileiro está previsto para 28 de janeiro. A ideia é que, no Estadual, utilize-se um grupo de atletas que receberam menos oportunidades em 2025.
“Ter a possibilidade de ter dois times: um que se prepare para o Campeonato Brasileiro e outro que compita no Campeonato Mineiro, em um primeiro momento. E ter um terceiro time com jogadores de projeção do clube, jovens que possam dar ao clube a possibilidade de um futuro. Teremos como organização de preparação três times. Os três times terão uma preparação diferente em relação ao ano que vem.”
Jorge Sampaoli, técnico do Atlético
O papel da base no Atlético
O “terceiro time” do Atlético tem acompanhamento próximo do técnico Jorge Sampaoli desde já. Na última terça-feira (9/12), o Galo comunicou que nove jovens treinarão sob supervisão da comissão profissional até 22 de dezembro e integrarão o elenco principal na reapresentação, marcada para 2 de janeiro.
Os jovens em análise no profissional do Atlético
- Luis Gustavo – lateral-direito (19 anos)
- Kauã Pascini – lateral-esquerdo (17 anos)
- Samuel – zagueiro (19 anos)
- Vitão – zagueiro (17 anos)
- Igor Toledo – volante (19 anos)
- Cissé – volante (18 anos)
- Hendel “Índio” – meio-campista (17 anos)
- Murillo – atacante (19 anos)
- Cauã Soares – atacante (17 anos)
A utilização destas promessas é cada vez mais importante para o Atlético. O clube convive com séria crise financeira e, diante de um endividamento bilionário sem capacidade de receitas para superá-lo, faz-se necessário o aumento das vendas de atletas formados nas categorias de base.
Dois dos principais talentos da base alvinegra, os atacantes Gabriel Veneno (16 anos) e Wallysson “Mosquito” (17 anos) ficam de fora da lista. Eles devem integrar o grupo que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a partir de 2 de janeiro.
Sampaoli prevê mudança de “grupos” no Atlético
O principal objetivo deste projeto do Atlético é identificar potenciais nomes aptos a compor definitivamente o elenco profissional. O clube quer integrar cada vez mais jogadores formados “em casa” ao grupo principal.
“Dentro do projeto que apresentamos à diretoria, quando falei em três times: um time que vai iniciar o Campeonato Mineiro junto com um grupo de sparring, que são os melhores jogadores do clube, que precisam ter um período de treinos com a equipe profissional. E o time do grupo um estará treinando desde o início da preparação para o início do Campeonato Brasileiro”, explicou o argentino.
“Depois, claro, todos se juntarão e aí veremos, através da preparação, quem pode mudar de grupo: do grupo três para o um, do dois para o um, do um para o dois. Haverá uma competição natural entre os três times, três grupos de jogadores que, somados aos jogadores de base que estão aí, para ver na concorrência interna, quem vai ter a inserção para o time principal”, projetou Sampaoli.
O calendário do Atlético em 2026
O Atlético estreará no Campeonato Mineiro no dia 11 de janeiro (um domingo), às 16h, diante do Betim, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Já o Brasileirão de 2026 está marcado para começar em 28 de janeiro – e não mais em março ou abril como em anos anteriores.
O time alvinegro ainda disputará a Copa Sul-Americana (fase de grupos) e a Copa do Brasil (a partir da quinta fase) na próxima temporada. O calendário terá pausa de pouco mais de um mês por causa da Copa do Mundo (11 de junho a 19 de julho).
- Campeonato Mineiro: 11 de janeiro a 15 de março
- Copa do Brasil: 18 de fevereiro a 6 de dezembro
- Série A do Brasileiro: 28 de janeiro a 2 de dezembro
- Copa Sul-Americana: 3 de março a 21 de novembro