Se voltou a bater na trave em 2025, o Atlético terá nova oportunidade de conquistar um título internacional em 2026. Em virtude de uma campanha abaixo das expectativas na Série A do Campeonato Brasileiro, o Galo será novamente um dos representantes brasileiros na Copa Sul-Americana – e já conhece boa parte dos concorrentes na disputa por esta taça.
Na temporada recém-findada, o Atlético amargou o vice-campeonato da Sul-Americana. Em 22 de novembro, depois de empatar sem gols com o Lanús-ARG no tempo regulamentar e na prorrogação, o Galo pagou caro por erros em disputa de pênaltis e viu os argentinos conquistarem o título no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
A campanha finalista rendeu 5,73 milhões de dólares aos cofres alvinegros – valores fundamentais para a instituição, que convive com endividamento bilionário. Diante do cenário, a expectativa é de que o clube entre para a competição continental outra vez como um dos favoritos.
A Copa Sul-Americana de 2026
A próxima edição da Sul-Americana deve começar na semana de 4 de março, com as eliminatórias em partidas únicas pela fase preliminar. A fase de grupos, da qual o Atlético já é integrante, tem início previsto para a semana de 8 de abril – e duração até a semana de 27 de maio.
A final deve ocorrer em 21 de novembro de 2026 – ainda a definir – e já tem sede definida. O confronto ocorrerá em Barranquilla, na Colômbia, provavelmente no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, que tem capacidade para mais de 46 mil torcedores.
Mais uma vez, os 12 classificados de Argentina e Brasil são os únicos com vagas já garantidas na fase de grupos. Os outros 32 times disputarão por 16 vagas na primeira fase, enquanto as quatro restantes serão ocupadas pelos quatro eliminados na terceira fase preliminar da Copa Libertadores.
Os times já classificados para a Sul-Americana de 2026
Argentina
- Barracas Central
- Deportivo Riestra
- Racing
- River Plate
- San Lorenzo
- Tigre
Bolívia
- Guabirá
- Independiente Petrolero
- a definir
- a definir
Brasil
- São Paulo
- Grêmio
- RB Bragantino
- Atlético
- Santos
- Corinthians ou Vasco (o time que perder a final da Copa do Brasil)
Chile
- Audax Italiano
- Cobresal
- Palestino
- Universidad de Chile
Colômbia
- América de Cali
- Atlético Bucaramanga
- Millonarios
- a definir
Equador
- Libertad
- Orense
- a definir
- a definir
Paraguai
- Deportivo Recoleta
- Nacional
- Olimpia
- Sportivo Trinidense
Peru
- Alianza Atlético
- Cienciano
- Deportivo Garcilaso
- Melgar
Uruguai
- Boston River
- Defensor
- Montevideo City Torque
- Racing
Venezuela
- Academia Puerto Cabello
- Caracas
- Metropolitanos
- Monagas
Atlético na Sul-Americana
Em 2026, o Atlético tentará, mais uma vez, adicionar a Sul-Americana à galeria de troféus continentais. Até então, o clube mineiro conquistou duas Copas Conmebol (1992 e 1997), uma Copa Libertadores (2013) e uma Recopa Sul-Americana (2014).
A melhor campanha alvinegra na competição foi justamente a deste ano, que terminou com vice diante do Lanús. Além da Sul-Americana, o Galo terá o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro em disputa na próxima temporada.