Ex-técnico do Atlético, Antônio Turco Mohamed fez história ao conquistar o Campeonato Mexicano pela quinta vez na carreira nesse domingo (14/12). O argentino celebrou mais uma taça do torneio com a vitória do Toluca sobre o Tigres nos pênaltis.
A equipe comandada pelo ex-treinador do Galo venceu por 2 a 1 no tempo regulamentar e levou a decisão para as penalidades por ter perdido por 1 a 0 na ida. Ex-São Paulo, o atacante Helinho marcou um gol e deu uma assistência na partida.
Após a partida, Mohamed garantiu o desejo de permanecer no clube.
“Fizemos o nosso trabalho sendo os melhores do ano. Agradeço aos meus jogadores e à diretoria por me darem a chance de estar aqui. Estou feliz, agora é hora de comemorar, passar um bom Ano Novo e começar tudo de novo no próximo ano”, disse.
“Já somos parte de uma era por este ano glorioso. Poucos times fizeram tanto em um só ano. Seguiremos colhendo vitórias, buscando triunfos. Ainda não temos uma dinastia, mas queremos continuar vencendo, e esse será o nosso caminho”, continuou eufórico o treinador argentino”, prosseguiu.
O Toluca também eliminou o Monterrey e o Juárez no mata-mata da competição. A equipe terminou em primeiro lugar na primeira fase, com 37 pontos em 17 jogos.
Títulos de Turco Mohamed
Segundo levantamento do Ovación, apenas outros cinco técnicos conquistaram tantas vezes o Campeonato Mexicano. Turco atingiu tal feito ao vencer também a Apertura deste ano e as edições de 2012, 2014 e 2019 por Tijuana, América e Monterrey, respectivamente.
Técnicos que mais conquistaram o Campeonato Mexicano
- Ignacio Trelles – 7 títulos
- Ricardo ‘Tuca’ Ferretti – 7 títulos
- Raúl Cárdenas – 6 títulos
- Víctor Manuel Vucetich – 5 títulos
- Manuel Lapuente – 5 títulos
- Antonio Turco Mohamed – 5 títulos
Turco Mohamed no Atlético
O técnico argentino foi contratado pelo Atlético em janeiro de 2022 e trabalhou no alvinegro até julho daquele ano.
Mohamed comandou a equipe em 45 partidas, com 27 vitórias, 13 empates e cinco derrotas.
O argentino conquistou a Supercopa do Brasil e o Campeonato Mineiro pelo Galo, mas foi demitido após a eliminação para o Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil.