No segundo episódio da série “Emprestados pelo Atlético”, o No Ataque destaca o meia-atacante Robert Santos, de 22 anos. Ao longo da temporada recém-findada, ele esteve emprestado pelo Galo ao Atlético-GO e defendeu o clube no Campeonato Goiano e também na Série B do Campeonato Brasileiro.
Robert foi titular na maior parte do ano no Atlético-GO, que teve Rafael Guanaes, Cláudio Tencati, Fábio Matias e, por fim, Rafael Lacerda como treinadores. O Dragão caiu nas semifinais do Campeonato Goiano diante do Anápolis, caiu na segunda fase da Copa do Brasil diante do Retrô e foi o 11º colocado da Série B, com 52 pontos – 10 a menos que o Remo, primeiro clube no G4.
O meia-atacante teve atuação mais ativa na Série B, competição na qual registrou nove participações em gols. Veja, a seguir, os números detalhados de Robert pelo Atlético-GO.
LEIA TAMBÉM:
Os números de Robert pelo Atlético-GO
- 37 jogos (26 como titular)
- 5 gols
- 4 assistências
Números de Robert na Série B*
- 1,7 finalizações
- 40,7 ações com a bola
- 1,5 passes decisivos
- 2,6 bolas recuperadas
- 1,2 dribles certos
*Média de números por jogo, segundo o SofaScore.
Setorista do Atlético-GO analisa Robert
O No Ataque consultou Henrique Alcaraz, repórter do portal Mais Goiás, que disse ter avaliado positivamente a passagem de Robert pelo Atlético-GO. O jornalista destacou a “ousadia” do jogador e seu estilo ofensivo dentro das quatro linhas.
“Aqui no Atlético-GO, ele se destacou muito. Muito. Foi um dos principais jogadores na disputa da Série B. Era titular absoluto na equipe comandada pelo Lacerda. Só que era substituído em todos os jogos, praticamente, desde que o Lacerda chegou”, iniciou Alcaraz.
“Uma coisa que a própria torcida falava muito sobre ele era a instabilidade. Em um jogo ele ia muito bem e, no outro, ia mal. Particularmente, sempre gostei muito do futebol dele, da forma de jogar, da ofensividade e da ousadia. Sempre foi um jogador incisivo, que ia para cima”, prosseguiu.
A irregularidade de performance, de toda maneira, foi ponto de atenção. Ainda assim, Henrique elogiou a trajetória de Robert no Dragão.
“Então, ele se destacou bastante no Atlético-GO enquanto esteve em campo. Só essa questão talvez da instabilidade, falta de regularidade, no sentido de se manter bem em boa parte dos jogos. Isso que acabou talvez fazendo com que ele acabasse saindo durante as partidas. Mas na minha visão se destacou positivamente aqui, se for fazer um balanço da passagem. Foi bastante positiva”, encerrou.
Robert no Atlético
Robert foi contratado pelo Atlético em março de 2024, a princípio por empréstimo, depois de passagem de destaque pelo Athletic. O meia-atacante, no entanto, recebeu apenas três chances com a nova camisa preta e branca no ano passado e chegou a atuar em dois compromissos com o time sub-23 alvinegro.
Já no início deste ano, Robert se uniu a jogadores das categorias de base do Galo em três partidas pela primeira fase do Campeonato Mineiro, mas não se destacou. A diretoria do clube, enfim, decidiu pelo empréstimo do atleta ao Atlético-GO.
Em dezembro do ano passado, o jogador foi comprado definitivamente pelo Atlético. O Galo topou desembolsar R$ 3 milhões por 60% dos direitos econômicos de Robert.
O futuro de Robert no mercado
Até então, o futuro de Robert no mercado da bola segue indefinido. O staff do jogador chegou a receber sondagem da Chapecoense, mas a situação não se concretizou por ora.