ATLÉTICO

O jogador que tomou posto de Hulk e foi o maior ‘garçom’ do Atlético em 2025

Gustavo Scarpa foi quem mais deu assistências no Atlético em 2025; meio-campista encerrou ano com 12 passes para gols de companheiros

Compartilhe
google-news-logo

Mesmo tendo ocupado o banco de reservas na reta final da temporada, um jogador do Atlético alcançou feito expressivo em 2025. Figura importante para a criação alvingra, o meio-campista Gustavo Scarpa tomou posto de Hulk e se consolidou como maior “garçom” do Galo no ano.

Jogador do Atlético desde o fim de 2023, Scarpa já havia somado ótimos números na primeira temporada com a camisa preta e branca. Em 2024, o meia-atacante contribuiu com nove gols e 11 assistências para a equipe que foi vice-campeã da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.

No ano passado, de toda forma, foi Hulk quem liderou o ranking de assistências do Galo. O paraibano serviu companheiros em 13 oportunidades, deixando a vice-liderança para Scarpa.

Já na temporada recém-findada, Scarpa não deu chances aos colegas neste ranking. Com 12 assistências, o meio-campista deixou Hulk, que ofereceu oito passes para gols de companheiros, para trás.

Quem fecha o pódio dos maiores garçons do Galo em 2025 é o argentino Tomás Cuello, que sofreu grave lesão na reta final do ano. Enquanto teve condições físicas, o atacante contribuiu com seis assistências.

Os maiores “garçons” do Atlético em 2025

  • 1º – Gustavo Scarpa: 12 assistências em 68 jogos
  • 2º – Hulk: 8 assistências em 63 jogos
  • 3º – Tomás Cuello: 6 assistências em 41 jogos
  • 4º – Rony: 5 assistências em 62 jogos
  • 5º – Dudu: 4 assistências em 26 jogos
  • 5º – Natanael: 4 assistências em 62 jogos

    As assistências de Gustavo Scarpa

    Considerando apenas temporadas pelo futebol brasileiro, este é o quarto ano consecutivo em que Gustavo Scarpa ultrapassa a marca de 10 assistências. Foram 20 pelo Palmeiras em 2021 e outras 16 em 2022.

    Em 2025, a maioria dos passes para gols do meia-atacante se deu no primeiro semestre (sete). Ainda assim, a visão de jogo do atleta se mostrou decisiva para o Galo em momentos cruciais na segunda metade do ano.

    Na somatória dos duelos contra o Bolívar-BOL, por exemplo, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Atlético balançou as redes três vezes – duas na Bolívia e uma no Brasil. Todos os três tentos alvinegros naquela eliminatória tiveram assistências de Scarpa.

    Gustavo Scarpa, meio-campista do Atlético - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
    Gustavo Scarpa, meio-campista do Atlético, em ação na Arena MRV(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

    Scarpa no Atlético

    Scarpa tem contrato com o Atlético até dezembro de 2027 e, pela performance dos últimos dois anos, pode ser apontado como um dos principais ativos do elenco alvinegro – mesmo aos 31 anos. O jogador é constante alvo de sondagens de clubes do futebol brasileiro e do exterior.

    Até então, Scarpa soma 12 gols e 23 assistências em 131 jogos com a camisa preta e branca. O Galo é o terceiro time que o meio-campista mais defendeu na carreira, atrás somente de Palmeiras (231 partidas) e Fluminense (151).

    Compartilhe
    google-news-logo