MERCADO DA BOLA

Atlético dá pouco espaço para jovens em 2025; veja ranking de minutagem

Jovens do Atlético tiveram poucos minutos em 2025, e Rubens foi o único com status de protagonismo no time principal

Compartilhe
google-news-logo

Se quer se transformar em um dos principais exportadores de jovens talentos do Brasil, o Atlético terá de passar por significativa mudança de cultura interna. Em 2025, o clube voltou a dar pouco espaço para jovens e contou com apenas um deles em status de protagonismo no time principal. A seguir, o No Ataque apresenta o ranking dos atletas de até 23 anos com maior minutagem pelo Galo na temporada recém-findada.

Em 2025, o Atlético disputou 73 partidas oficiais, considerando compromissos pelo Campeonato Mineiro, pela Copa do Brasil, pela Série A do Campeonato Brasileiro e pela Copa Sul-Americana. Desconsiderando acréscimos, o time alvinegro jogou 6.570 minutos na temporada.

Entre todos os jovens do elenco do clube mineiro, somente um deles esteve em campo em mais da metade deste tempo. Trata-se do lateral-direito Natanael, de 23 anos, que jogou por 4.069 minutos – foram 46 partidas como titular e outras 14 saindo do banco de reservas.

O vice-líder do ranking foi o lateral-esquerdo e meio-campista Rubens, único jovem com status de destaque em meio ao elenco profissional em 2025. Enquanto defendeu o Atlético neste ano, o jogador somou 2.427 minutos em campo – foram 27 jogos como titular e outros cinco como suplente.

Em julho, de toda forma, a diretoria do Galo optou por negociar o versátil atleta com o Dínamo de Moscou, da Rússia. O clube europeu topou desembolsar 12 milhões de euros por Rubens na ocasião.

Quem fecha o “pódio” dos jovens mais utilizados pelo Atlético em 2025 é o meio-campista Alexsander, contratado em julho. Ele foi acionado em 24 compromissos alvinegros no segundo semestre, sendo 13 deles como titular.

Os jovens com mais minutos pelo Atlético em 2025?*

  • 1º – Natanael (23 anos): 4.069 minutos
  • 2º – Rubens (23 anos): 2.427 minutos
  • 3º – Alexsander (22 anos): 1.294 minutos
  • 4º – Ivan Román (18 anos): 896 minutos
  • 5º – Reinier (23 anos): 466 minutos
  • 6º – Gabriel Delfim (22 anos): 450 minutos
  • 7º – Patrick Silva (21 anos): 406 minutos
  • 8º – Rômulo (21 anos): 354 minutos

*Na lista, o No Ataque preencheu o levantamento com as idades que os atletas tinham durante a maior parte do tempo em que estes jogadores defenderam o Atlético em 2025.

Entre os jogadores abaixo de 20 anos, que normalmente podem alcançar valores mais expressivos no mercado caso tenham minutagem, somente Ivan Román teve número relevante. De toda forma, o zagueiro chileno esteve em campo em apenas 16 jogos do Atlético nesta temporada – nove deles como titular.

Rubens, do Atlético - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Rubens foi o jovem de maior destaque pelo Atlético em 2025(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

Atlético aposta fichas na base para o futuro

Com endividamento bilionário a administrar, a diretoria do Atlético voltou o foco para as categorias de base nos últimos meses. O objetivo dos investimentos é claro: fazer com que o clube passe a contar com cada vez mais atletas formados “em casa” no time profissional e, consequentemente, conseguir mais recursos com a venda de jogadores.

O trabalho mais agressivo dos últimos meses pôde ser observado na categoria sub-20. Desde a chegada do gerente-geral Luiz Carlos de Azevedo ao Galo, em março, o clube promoveu as saídas de 20 atletas do time e concretizou 14 chegadas.

Internamente, a geração sub-17 é tratada como a mais promissora. O principal feito do grupo comandado por Henrique Teixeira neste ano foi a conquista do Campeonato Brasileiro da categoria, com direito à final emocionante contra o Grêmio.

A tendência, inclusive, é de que vários dos jovens promissores do Atlético tenham oportunidade no início do Campeonato Mineiro de 2026. Nove deles vão iniciar a transição para o grupo profissional do Galo já no começo do ano que vem.

Os jovens que farão transição ao profissional do Atlético

  • Luis Gustavo – lateral-direito (19 anos)
  • Kauã Pascini – lateral-esquerdo (17 anos)
  • Samuel – zagueiro (19 anos)
  • Vitão – zagueiro (17 anos)
  • Igor Toledo – volante (19 anos)
  • Cissé – volante (18 anos)
  • Hendel (Índio) – meio-campista (17 anos)
  • Murillo – atacante (19 anos)
  • Cauã Soares – atacante (17 anos)

Os planos de Sampaoli para os jovens do Atlético

Em 7 de dezembro, após a goleada do Atlético por 5 a 0 sobre o Vasco, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Jorge Sampaoli explicou quais são os planos para os garotos no Atlético.

“Ter a possibilidade de ter dois times. Um que se prepara para o Campeonato Brasileiro e outro que jogue o Campeonato Mineiro. E teremos um terceiro time de jogadores de projeção do clube. Jovens que possam dar ao clube uma possibilidade de futuro”.

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético
Compartilhe
google-news-logo