O Atlético está a alguns exames médicos de oficializar a contratação de um nome de peso. Primeiro reforço do clube mineiro para 2026, o lateral-esquerdo Renan Lodi já jogou com estrelas e construiu vasto currículo internacional. Em 2020, inclusive, foi elogiado na imprensa internacional por “anular” um astro do Liverpool, da Inglaterra.
Lodi ainda tem 27 anos, mas já ostenta boas histórias para contar sobre o mundo da bola. No Velho Continente, o jogador brasileiro defendeu as cores de Atlético de Madrid-ESP, Nottingham Forest-ING e Olympique de Marseille-FRA em um intervalo de cinco anos.
Depois, partiu para experiência no Oriente Médio ao assinar com o Al-Hilal, um dos mais poderosos da Arábia Saudita. Por lá, dividiu vestiário com o meia-atacante Neymar, astro do Santos que hoje busca retorno à Seleção Brasileira.
No Atlético de Madrid, Lodi atuou com nomes como Diego Costa e Luis Suárez, centroavantes históricos. No Nottingham Forest, teve a companhia do goleiro Keylor Navas, figura importante da história do Real Madrid-ESP.
Lodi já “anulou” astro do Liverpool
Em 18 de fevereiro de 2020, Lodi teve uma das atuações mais impactantes da carreira. Ainda na primeira temporada pelo Atlético de Madrid, o lateral-esquerdo teve a missão de tentar parar Mohamed Salah, atacante egípcio do Liverpool, em duelos pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.
No jogo de ida, disputado no Estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, Lodi foi eleito o melhor em campo. Ele foi figura decisiva para a vitória dos “Colchoneros”, por 1 a 0, que teve gol de Saúl Ñíguez – hoje atleta do Flamengo.
De acordo com o SofaScore, naquela noite, Lodi contribuiu para o Atleti com uma grande chance criada e dez recuperações de bola. Foram seis desarmes, dois cortes e duas interceptações em um dos compromissos mais importantes da temporada para o time alvirrubro.
“Lodi esteve em todas. Foi um absoluto colosso dentro de campo, sempre ajudado pela inteligência tática de Koke”, destacou o Marca, um dos principais jornais espanhóis, depois da partida.
“Poucos contavam com ele saindo de titular e sua atuação foi brilhante. Desativando Salah e se somando ao ataque com perigo”, acrescentou o periódico na oportunidade.
O Atlético de Madrid acabaria eliminando o Liverpool nos pênaltis naquela eliminatória, mas caiu diante do RB Leipzig-ALE nas quartas de final. De toda maneira, Lodi viria a comemorar o título do Campeonato Espanhol no clube no ano seguinte.
Renan Lodi no Atlético
Renan Lodi está acertado com o Atlético e passará por exames médicos a partir desta sexta-feira (26/12). Se aprovado, o lateral-esquerdo assinará contrato com o Galo por cinco anos.
Ele estava livre no mercado da bola desde setembro, quando rescindiu com o Al-Hilal unilateralmente. O jogador não foi inscrito pelo clube na Liga Saudita e, depois de procurar assessoria jurídica, entendeu ter sido “impedido de exercer a profissão” – o que motivou a saída.
Além de Lodi, o Atlético negocia com outro lateral-esquerdo. Trata-se de Juninho Capixaba, do RB Bragantino.