De férias em meio à pausa da temporada do futebol europeu, o meio-campista Fred, de 32 anos, aproveita o descanso com a família em Belo Horizonte. Alvo do Atlético no mercado, o jogador foi flagrado por No Ataque em corrida com a esposa Monique Salum na Lagoa da Pampulha neste domingo (28/12) e sorriu ao responder sobre um eventual retorno à capital mineira.
O Galo segue tentando viabilizar a contratação de Fred, que tem status de peça importante no Fenerbahçe, da Turquia. O desejo foi abertamente divulgado por Paulo Bracks, CSO do clube mineiro, em junho, durante encontro com jornalistas na Arena MRV.
O desafio segue sendo o mesmo de meses atrás: Fred tem contrato com o clube turco até o meio de 2027 e está satisfeito na Europa. O meio-campista alimenta o desejo de cumprir o vínculo com o Fenerbahçe, ainda que sonhe com o retorno ao Atlético no futuro.
Neste domingo, o No Ataque questionou Fred sobre um possível retorno definitivo a Belo Horizonte nas próximas semanas. O jogador sorriu e respondeu à reportagem: “Tem que ver, tem que ver”.
De acordo com o Transfermarkt, site especializado no mercado de transferências no futebol, o passe de Fred está avaliado em 7 milhões de euros (cerca de R$ 45 milhões). Ainda que este seja um valor estimado e não oficial, a contratação do atleta certamente exigiria alto investimento por parte do Galo.
Fred no Fenerbahçe
A temporada 2025/2026 é a terceira de Fred no Fenerbahçe. Já são nove gols e 16 assistências do meio-campista em 104 partidas pelo clube europeu.
O jogador ainda tem desejos importantes a cumprir com os “Canários Amarelos”. O Fenerbahçe foi vice-campeão das últimas quatro edições do Campeonato Turco – duas delas com Fred – e sonha com a taça nacional.
Na atual edição, o Fener é mais uma vez o vice-líder, com 39 pontos – três a menos que o Galatasaray. O clube ainda está na semifinal da Supercopa da Turquia e disputa a fase de grupos da Copa da Turquia.
Fred é desejo antigo do Atlético
Em junho, o Atlético chegou a declarar abertamente, por meio do CSO Paulo Bracks, que havia feito contatos com o staff de Fred. À Band Minas, no entanto, o meio-campista foi enfático sobre o futuro naquele mesmo mês.
“Tenho algum tempo de contrato ainda no Fenerbahçe, estou muito feliz lá. Já conversei com o pessoal, deixei as portas abertas no Brasil, no Atlético, mas tenho meu contrato lá e estou muito feliz no momento. Espero cumpri-lo, mas estou sempre acompanhando o Galo, torcendo, todo mundo sabe”, iniciou.
“Eles sempre deixaram as portas abertas para mim, falaram que quando eu mudar a chavinha e querer voltar para o Brasil as portas estão abertas. Conversei com eles, agradeci pelo carinho e interesse, que é sempre bom”, acrescentou na ocasião.
Natural de Belo Horizonte, Fred trilhou parte da trajetória nas categorias de base do Atlético. Apesar disso, acabou revelado pelo Internacional em 2012, quando chamou atenção do mercado europeu.