O primeiro reforço do Atlético para 2026 não entra em campo há quase seis meses. Depois de viver polêmica com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, o lateral-esquerdo Renan Lodi se viu livre no mercado, mas não acertou com qualquer outro clube no segundo semestre. Diante do cenário, quando o jogador terá condições de atuar pelo Galo? O No Ataque foi atrás da resposta.
Lodi jogou pela última vez em 4 de julho, curiosamente contra um time brasileiro: o Fluminense, pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Na ocasião, o atleta foi um dos titulares do técnico italiano Simone Inzaghi na derrota do Al-Hilal, por 2 a 1, que acabou por definir o Tricolor das Laranjeiras como clube brasileiro de melhor campanha na competição.
Depois da eliminação no Mundial, Lodi entrou de férias junto ao elenco do Al-Hilal. O que o lateral-esquerdo não esperava era que, em agosto, seria deixado de fora da lista de inscritos de Inzaghi para a Liga Saudita.
O brasileiro procurou assistência jurídica e entendeu que havia sido “impedido de exercer a profissão”. Em 13 de setembro, data do segundo jogo do Al-Hilal na temporada 2025/2026, Lodi formalizou rescisão unilateral de contrato com o clube e ficou livre no mercado.
O Hilal prometeu tomar todas as medidas legais cabíveis sobre o caso, que não teve atualizações oficiais por ora. Desde então, o staff do atleta está seguro em relação a um parecer jurídico favorável a Lodi por parte da Fifa.
Os números de Renan Lodi no Al-Hilal
- 56 jogos
- 4 gols
- 10 assistências
Quando Renan Lodi terá condições de jogo?
O período distante dos gramados não será um problema para Renan Lodi no retorno ao Brasil. O No Ataque apurou que o lateral-esquerdo estará à disposição do Atlético desde o primeiro compromisso do clube na temporada.
Em contato com fontes próximas ao jogador, a reportagem soube que, mesmo sem entrar em campo, o atleta trabalhou em dois períodos na maior parte dos dias em que esteve sem contrato no mercado. Lodi conta com uma equipe particular de preparação física e técnica.
O lateral-esquerdo também usou as dependências do CT do Caju, do Athletico-PR, durante três meses, para manter-se em forma. “Minha gratidão será eterna do Furacão por todos os momentos vividos e por ter aberto as portas quando mais precisei. Obrigado”, publicou Lodi nesse sábado (27/12).
O primeiro jogo do Atlético na temporada
O primeiro compromisso do Atlético na próxima temporada será em 11 de janeiro (um domingo), a partir das 16h, contra o Betim. A partida pela primeira rodada do Campeonato Mineiro será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte.
No entanto, mesmo em condições físicas ideais, é pouco provável que Lodi faça estreia pelo Galo na data. Isso porque o clube já confirmou que pretende iniciar o Estadual com um time majoritariamente formado por jovens e nomes do profissional pouco acionados neste ano.
De toda forma, o Atlético terá clássicos contra América e Cruzeiro nas rodadas quatro e cinco, respectivamente, do Mineiro. Como as partidas antecedem a estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, diante do Palmeiras, é bastante provável que Sampaoli acione titulares para dá-los ritmo de jogo antes da arrancada na competição nacional – e Lodi tem boas chances de estar entre eles.