O que deveria ser um ato de cordialidade e espírito esportivo transformou-se em uma nova crise de relacionamento entre alguns torcedores do Atlético e a gestão do clube nesta sexta-feira (2/1). Ao parabenizar o arquirrival Cruzeiro pelo aniversário de 105 anos, o perfil oficial do Galo desencadeou uma onda de atleticanos indignados nas redes sociais.
A publicação do Atlético traz a foto de um clássico disputado em 2025 acompanhada de um texto conciliador.
“Parabéns ao Cruzeiro pelos 105 anos! Desejamos que a rivalidade seja sempre saudável e possa tornar MG cada vez maior.”
Perfil oficial do Clube Atlético Mineiro, nas redes sociais
A interação institucional fluiu bem entre os clubes. O perfil oficial do Cruzeiro prontamente respondeu, mantendo o tom diplomático. “Obrigado, Atlético! A nossa rivalidade engrandece Minas Gerais!”.
No entanto, a “bandeira branca” levantada pela administração da SAF alvinegra não foi aceita por alguns torcedores. Em poucos minutos, a seção de comentários foi tomada por críticas ferrenhas, memes e cobranças sobre o desempenho do time e a postura da diretoria.
A sombra de Kalil e a rivalidade
O principal ponto de discórdia dos torcedores foi sobre a forma como a atual gestão tratou a rivalidade mineira. Para ilustrar esse sentimento, diversos perfis de atleticanos resgataram um vídeo antigo do ex-presidente Alexandre Kalil, que comandou o clube alvinegro entre 2008 e 2014.
Na gravação viralizada nos comentários, Kalil define o rival de forma antagônica à nota oficial publicada pela SAF do Atlético nesta sexta.
“Olha, o Cruzeiro representa para mim aquele meu objetivo… Que é destruí-lo! Então, se eu puder destruir o Cruzeiro e estiver ao meu alcance, eu vou poder morrer completamente feliz”.
Alexandre Kalil, em entrevista ao canal BH News
A postagem ainda serviu de gatilho para o desabafo sobre a situação financeira e técnica do clube. Atleticanos aproveitaram o espaço para listar insatisfações acumuladas. Um dos comentários mais curtidos resumiu a frustração.
“Time devendo até a alma, não paga ninguém, não consegue contratar ninguém, zero comunicação com a torcida, mais de um ano sem volante, dívidas só aumentando, só mentiras com a torcida. Mas estão desejando feliz aniversário. Mano, esses caras não são atleticanos”, reclamou um fanático pelo Galo.
A revolta ainda atingiu diretamente a figura de Rubens Menin e a gestão da SAF. Imagens geradas por inteligência artificial, retratando o investidor com a camisa do Cruzeiro, circularam como forma de protesto, com torcedores acusando a diretoria de agir para “afastar o torcedor do clube”.