Ídolo do Atlético, o lateral-esquerdo Guilherme Arana acertou a ida para o Fluminense nessa sexta-feira (2/1). Um dos grandes nomes do alvinegro nos últimos anos, ele deixa o Galo na lista dos atletas com mais títulos na história do clube.
Contratado em 2020, o ex-camisa 13 foi titular durante todo o período em Belo Horizonte. Ao todo, foram 273 jogos e 24 gols marcados.
Ele foi titular em praticamente todos os nove títulos que conquistou pelo alvinegro. A exceção foi o Campeonato Mineiro de 2023, no qual não atuou porque se recuperava de grave lesão no joelho esquerdo.
Arana e o zagueiro Igor Rabello foram os únicos que defenderam as cores do clube nas seis conquistas consecutivas do estadual. Além do hexa, o lateral-esquerdo participou de três conquistas nacionais.
Os títulos mais importantes de Arana
Com o jogador em alta, o Galo venceu o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2021. Naquele ano, o defensor marcou cinco gols e deu sete assistências em 49 jogos.
Arana ainda participou da conquista da Supercopa do Brasil em 2022, conquista nos pênaltis sobre o Flamengo. Naquele ano, ele sofreu a grave lesão e deu adeus ao sonho de disputar a Copa do Mundo.
De toda forma, o lateral-esquerdo só fica atrás de quatro jogadores na lista de mais vencedores do Atlético: os ex-goleiros João Leite e Kafunga e os zagueiros Réver e Luizinho. Ao lado de Arana estão Igor Rabello e o também ex-zagueiro Afonso Silva, os três com nove títulos.
Arana ainda poderia ter vencido ainda mais competições, mas bateu na trave em três oportunidades nos últimos dois anos.
Jogadores com mais títulos pelo Atlético
- Réver, João Leite e Kafunga: 12
- Luizinho: 10
- Guilherme Arana, Igor Rabello e Afonso Silva: 9
- Victor, Everson, Hulk e Zé do Monte: 8
- Diego Tardelli e Zaracho: 7
Títulos de Arana pelo Atlético
- Campeonato Mineiro: 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025
- Campeonato Brasileiro: 2021
- Copa do Brasil: 2021
- Supercopa do Brasil: 2022
Vices de Arana pelo Atlético
- Copa Libertadores: 2024
- Copa do Brasil: 2024
- Copa-Sul-Americana: 2025
Oscilações e reposição de Arana
Arana desembarcou em Belo Horizonte após passagens por Corinthians, Atalanta-ITA e Sevilla-ESP. O lateral custou R$ 27 milhões aos cofres do clube. Mesmo com status de ídolo da instituição, em alguns momentos de 2025, ele se viu criticado por parte da torcida em virtude do desempenho dentro das quatro linhas.
Ao longo do ano, Arana enfrentou turbulência. Em outubro, o lateral-esquerdo chegou a responder publicamente declarações de jornalistas que apontaram que o atleta estaria “desinteressado” no clube mineiro.
O Atlético se antecipou e já acertou a chegada de Renan Lodi para ocupar a posição deixada por Guilherme Arana. O clube ainda deve buscar mais um nome para a posição, já que não renovou o empréstimo de Caio Paulista junto ao Palmeiras.
De toda forma, o zagueiro Junior Alonso e o meia Gustavo Scarpa podem atuar no setor. Na base, Kauã Pascini é uma grande promessa e talvez ganhe oportunidade no time comandado por Jorge Sampaoli.
Por outro lado, Arana chega ao fim de uma bonita história e pode retomar o bom futebol no Fluminense. O atleta não esconde o desejo de defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.