O Atlético fez uma contratação surpreendente e anunciou o atacante Alan Minda, do Cercle Brugge, da Bélgica, nesta terça-feira (6/1). A negociação envolvendo o jovem de 22 anos repercutiu positivamente no exterior.
A informação da chega do atleta ao clube mineiro ocorreu em entrevista coletiva com o CSO do Galo, Paulo Bracks. De acordo com o dirigente alvinegro, a negociação está praticamente fechada.
“A gente acertou as bases contratuais e negociais para contratar o atacante Alan Minda, 22 anos, da Seleção do Equador”, pontuou Bracks.
Repercussão internacional
O jornal equatoriano El Diario repercutiu a contratação e destacou o impacto do negócio. No título, escreveu: “Alan Minda chegará ao Atlético Mineiro em uma transferência surpreendente e será companheiro de Alan Franco”.
“Atlético Mineiro deu um golpe inesperado no mercado de transferências ao anunciar um acordo para a contratação do ponta equatoriano Alan Minda, atualmente vinculado ao Cercle Brugge, da Bélgica”, enfatizou o caráter surpreendente da negociação, no primeiro parágrafo.
Ainda foi mencionado como a chegada do jogador ao Galo pode potencializar a carreira dele. “Sua chegada ao Atlético Mineiro representa um novo desafio competitivo e uma vitrine relevante na América do Sul, onde buscará se consolidar e dar um salto definitivo em sua carreira”.
Quem é Alan Minda?
Alan Minda estava no Cercle Brugge, da Bélgica, desde 2023, quando foi vendido pelo Independiente del Valle-EQU por cerca de 2,2 milhões de dólares. Ele tinha vínculo com o time europeu até junho de 2028.
O Galo pagou uma quantia para ter o jogador. O prazo de contrato e o valor da negociação não foram revelados.
Destaque no Independiente del Valle
Revelado pelo Del Valle, Alan Minda disputou 38 jogos pelo clube equatoriano, com quatro gols marcados. Ele estava no elenco que venceu a Liga Equatoriana (2021), a Copa Sul-Americana (2022) e Recopa Sul-Americana (2023).
As boas atuações pelo time equatoriano e pelo Cercle Brugge renderam convocações para a Seleção Equatoriana. O atacante, inclusive, disputou a Copa América de 2024, com um gol feito.
Ele também disputou o Mundial Sub-20 em 2023, com dois tentos e duas assistências. Com 18 jogos pelo time principal, o jogador deve ser convocado para a Copa do Mundo de 2026 se mantiver o bom nível no Atlético.