Mais um reforço chegando ao Atlético! Nesta quarta-feira (7/1), o clube mineiro se acertou com o Shakhtar Donetsk-UCR e fechou a contratação do meio-campista Maycon, que estava no Corinthians.
O contrato do jogador será válido por três temporadas. Ele deixa o Timão após quatro anos sendo emprestado pelo clube europeu.
O clube paulista desejava uma renovação, mas a negociação não avançou porque a proposta do Galo agradou mais à diretoria do Shakhtar.
Lado familiar pesou
Para além das tratativas envolvendo clubes, existe uma questão familiar que motivou um desfecho positivo para o lado atleticano. Maycon é cunhado de Lyanco, zagueiro do Atlético. As famílias passariam a ter um convívio mais próximo, já que os dois dividiriam o dia a dia na Cidade do Galo.
Maycon e Lyanco já atuaram juntos no Campeonato Sul-Americano Sub-20, pela Seleção Brasileira, em 2017. Os dois, contudo, nunca vestiram a camisa de um mesmo clube.
Outro fator que ajuda é o fato do pai do zagueiro, Marcelo Vojnovic, ser empresário do volante.
A informação foi antecipada pelo ge e confirmada pelo No Ataque.
Carreira de Maycon
Maycon, de 28 anos, foi revelado pela Portuguesa, mas logo seguiu para as categorias de base do Corinthians, onde se formou e estreou profissionalmente. Em 2018, ele foi vendido ao Shakhtar Donetsk por 6,6 milhões de euros (27,6 milhões de reais, na cotação da época).
O jogador ficou na Ucrânia até 2022 – por lá, foram 98 partidas e oito gols. Ele foi emprestado ao Corinthians, clube que tem grande identificação. Pelo Timão, desde então, são 140 jogos, 10 gols e sete assistências.
Em 2025, Maycon foi titular absoluto do Corinthians e participou da campanha vitoriosa da Copa do Brasil, em que o time paulista ficou com o título.
As opções do Atlético
Além de Maycon, o Atlético conta como opções para a função de volante os seguintes jogadores: Alan Franco, Alexsander, Patrick e Gabriel Menino, além dos recém-promovidos da base, Cissé, Igor Toledo e Índio.
O clube também tem negociações em andamento com Victor Hugo, meio-campista do Flamengo que estava emprestado ao Santos em 2025.