ATLÉTICO

Atlético estabelece ‘recorde’ no elenco e prepara trio para Copa do Mundo

Atlético contará com trio de equatorianos no elenco pela primeira vez na história: Ángelo Preciado, Alan Franco e Alan Minda

Compartilhe
google-news-logo

Nunca antes em sua centenária história o Atlético contou com três equatorianos ao mesmo tempo no elenco. Este recorde será estabelecido em 2026, com a integração entre o lateral-direito Ángelo Preciado, o meio-campista Alan Franco e o atacante Alan Minda – trio fortemente cotado para representar “La Tri” na Copa do Mundo, entre junho e julho.

Os três jogadores foram revelados pelo Independiente del Valle, do Equador. Nos últimos anos, o clube se consolidou como exportador de talentos para outros países da América do Sul e também da Europa.

Preciado e Franco dividiram vestiário nas categorias de base e também entre 2018 e 2020 no “Matagigantes”, tendo conquistado juntos a Copa Sul-Americana de 2019. Já Minda surgiu na geração seguinte, em 2021, e venceu um Campeonato Equatoriano (2021), uma Copa Sul-Americana (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2023) representando a instituição.

O trio é figura constante nas convocações para a Seleção Equatoriana, atualmente comandada pelo argentino Sebastián Beccacece. Os três jogadores foram, inclusive, titulares em compromisso recente de “La Tri”: empate com o México, por 1 a 1, em amistoso disputado em 14 de outubro.

Outros equatorianos da história do Atlético

Antes do trio, o Atlético só teve quatro equatorianos em toda a história. Dois deles dividiram vestiário no clube em 2010: o zagueiro Jairo Campos e o meia-atacante Édison Méndez.

A dupla não deixou saudades para os torcedores alvinegros. O segundo deles, inclusive, atuou apenas no segundo semestre de 2010 com a camisa preta e branca.

O zagueiro Frickson Erazo foi o terceiro equatoriano a defender o Galo. Com 48 atuações pela equipe alvinegra, também deixou a desejar entre 2016 e 2017.

O quarto nome, em contrapartida, viveu grandes momentos pelo Atlético entre 2016 e 2020: o meia-atacante Juan Cazares, também revelado pelo Independiente del Valle. Ainda que tenha convivido com altos e baixos, “Juani” somou 41 gols e 31 assistências em 203 partidas pelo clube, tendo conquistado os Campeonatos Mineiros de 2017 e 2020.

Preciado, Franco e Minda no Atlético

Agora, Preciado, Franco e Minda tentarão formar trio titular no Atlético comandado por Jorge Sampaoli. O lateral-direito e o atacante já fizeram exames médicos em Belo Horizonte e aguardam apenas o anúncio oficial do clube mineiro, além da regularização de documentos, para ficarem aptos a atuar.

Preciado estava no Sparta Praga, da República Tcheca, e tem como características principais a velocidade e a qualidade nas subidas ao ataque. Já Minda jogava no Cercle Brugge, da Bélgica, e chama atenção pela agilidade na condução de bola e pelo desequilíbrio em situações de mano a mano.

Ángelo Preciado e Alan Minda, dois dos reforços do Atlético, em jogo na Arena MRV - (foto: Reprodução/Premiere)
Ángelo Preciado e Alan Minda, dois dos reforços do Atlético, em jogo na Arena MRV(foto: Reprodução/Premiere)

Alan Franco dá boas-vindas a reforços do Atlético

O meio-campista será quem terá o papel de receber os compatriotas no Atlético. No último domingo (11/1), na zona mista da Arena MRV, em Belo Horizonte, Franco comentou as chegadas de Preciado e Minda ao Galo.

“Conversei com eles. São amigos. Os dois começaram muito cedo, eram muito jovens quando íamos jogar juntos. Falei um pouco do clube, da cidade, da torcida, dos companheiros, um pouquinho de tudo. Contente por eles e por ter equatorianos na equipe. Desejo o melhor para eles, porque será o melhor para o Galo.”

Alan Franco, meio-campista do Atlético

Trio sonha com a Copa do Mundo

O Equador integra o Grupo E da Copa do Mundo com Costa do Marfim, Curaçao e Alemanha. Em 31 de março, a seleção fará amistoso com a Holanda, e o trio do Atlético espera integrar a última lista de Beccacece antes da definitiva, para o Mundial.

Compartilhe
google-news-logo