O Atlético anunciou nesta quarta-feira (14/1) o ponta Alan Minda como reforço para a temporada de 2026. Jogador da Seleção Equatoriana, o jogador de 21 anos estava no Cercle Brugge, da Bélgica, e assinou contrato com o Galo por cinco anos, até 2030.
“Alan Minda é Galo! Com 21 anos e convocações constantes para a Seleção do Equador, o atleta chega ao Galo após passagem pelo Cercle Brugge, da Bélgica! Contrato válido por 5 anos! Pra cima, garoto!”
Atlético por meio de postagem nas redes sociais
𝑨𝒍𝒂𝒏 𝑴𝒊𝒏𝒅𝒂 é 𝑮𝒂𝒍𝒐! ⚫⚪
— Atlético (@Atletico) January 14, 2026
Com 21 anos e convocações constantes para a Seleção do Equador, o atleta chega ao Galo após passagem pelo Cercle Brügge, da Bélgica! 🇪🇨
Contrato válido por 5 anos! Pra cima, garoto! 🚀 pic.twitter.com/65JGSEaUw9
A carreira de Alan Minda
Alan Minda iniciou a carreira no Independiente del Valle, do Equador, e teve rápida passagem pelo Independiente Juniors, do mesmo país, por empréstimo. Ele se destacou pelo clube, marcou quatro gols em 38 jogos e foi vendido ao Cercle Brugge, da Bélgica, em 2023, por 2 milhões de dólares.
Desde então, disputou 98 jogos pelo clube europeu, com 14 gols e 14 assistências. O ponta de 22 anos se destaca principalmente pelos dribles e velocidade e pode atuar pelos dois lados do ataque.
As boas atuações pelo time equatoriano e pelo Cercle Brugge renderam convocações para a Seleção Equatoriana. Minda, inclusive, disputou a Copa América de 2024, e balançou a rede uma vez.
Ele também participou do Mundial Sub-20 em 2023, com dois tentos e duas assistências. Com 18 jogos pelo time principal, o jogador deve ser convocado para a Copa do Mundo de 2026 se mantiver o bom nível no Atlético.
Concorrentes no Atlético
Com Alan Minda, o Galo amplia as opções para as pontas do ataque. Além dele, o técnico Jorge Sampaoli conta com Dudu, Cuello, Biel, Júnior Santos e os jovens Cadu, Caio Maia e Murillo.
O mercado do Atlético
O atacante equatoriano é um dos quatro reforços confirmados pelo Atlético para 2026. Além dele, o alvinegro acertou as chegadas do lateral-esquerdo Renan Lodi, do lateral-direito Angelo Preciado e do volante Maycon. Esse último, inclusive, chegou a Belo Horizonte nessa quinta-feira (8/1).