ATLÉTICO

Jogador de gigante europeu exalta cria do Atlético: ‘Ele era incrível’

A cria do Atlético foi bem na Europa e deixou boas memórias, tanto que o jogador que atua em um gigante europeu fez questão de elogiá-lo

Compartilhe
google-news-logo

Ao falar sobre pênaltis, muitos fãs de futebol se lembrarão de uma cria das categorias de base do Atlético. Aposentado desde 2022, o ex-goleiro Diego Alves fez história principalmente na Espanha com várias defesas em cobranças de penalidades máximas, e isso foi lembrado por Robert Sánchez, goleiro do Chelsea que exaltou o brasileiro: “Ele era incrível”.

No Brasil, além do Galo, Diego Alves jogou no Flamengo e foi ídolo, mas o auge do goleiro foi na Espanha – defendeu Almería e Valencia, time em que fez história com 175 partidas disputadas. Nesse período, defendeu três pênaltis de Cristiano Ronaldo, um de Messi e se tornou o recordista no fundamento na história do Campeonato Espanhol: defendeu 24 das 49 (49%) cobranças dos rivais.

Diego Alves em treino pelo Atlético, em 2007 - (foto: Juarez Rodrigues/Estado de Minas)
Diego Alves em treino pelo Atlético, em 2007(foto: Juarez Rodrigues/Estado de Minas)

Esses números também fizeram com que Diego Alves ganhasse um renome no país europeu. Até por isso, o goleiro espanhol do Chelsea foi perguntado sobre quem era o melhor pegador de pênaltis que já viu, e a resposta foi com uma menção a Diego Alves – mesmo com o nome sendo esquecido.

“Ele jogava no Valencia. Na época, na Espanha, ele pegava todos os pênaltis. Ele era um goleiro alto, hispânico. Diego, algo assim, não é? Não me lembro o nome dele, mas eu lembro que ele era uma ‘piada’, ele salvava todos pênaltis em todos os jogos. Ele era incrível”, iniciou Robert Sánchez.

Na sequência, a entrevistadora perguntou: “O goleiro que você estava pensando era o Diego Alves?”. Logo, Sánchez confirmou e novamente falou positivamente que ele era uma “piada”: “Sim, Diego Alves. Ele era uma ‘piada’. Ele pegava os pênaltis do Messi e do Cristiano [Ronaldo] uma semana após a outra. As pessoas não conseguiam passar por ele. Era incrível”.

Fã de Diego Alves, Robert Sánchez é um goleiro de 28 anos – ou seja, 12 anos mais novo que o brasileiro – que até fez base no Levante, na Espanha, mas subiu ao profissional já na Inglaterra. Ele chegou ao Brighton em 2014/15, subiu de categoria em 2018/19 e se consolidou já na década de 2020. Em 2023/24, foi contratado pelo Chelsea, se tornou titular e foi campeão da Conference League e do Mundial de Clubes em 2025.

Diego Alves no Atlético

Em 2006, Diego Alves assumiu a titularidade do Atlético e foi importante para a campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, se manteve na titularidade e conquistou o Campeonato Mineiro pelo Galo ao derrotar o arquirrival Cruzeiro na final.

Ao todo, Diego Alves disputou 61 partidas com a camisa do Atlético. Mas esse bom desempenho no alvinegro levou o goleiro ao futebol europeu: foi vendido para o Almería em 2007.

Compartilhe
google-news-logo