O lateral-direito Angelo Preciado teve altos e baixos no Sparta Praha, da República Tcheca. Ao oficializar a saída do jogador para o Atlético, nesta sexta-feira (16/1), o próprio clube citou momentos importantes e fez uma retrospectiva da passagem do equatoriano pelo futebol europeu.
O Sparta classificou dois gols do lateral como “inesquecíveis”. Eles foram marcados em fevereiro de 2024, nos jogos contra o Galatasaray, da Turquia, nos playoffs da Liga Europa.
“Na temporada 2023/24, destacou-se especialmente por suas atuações na Liga Europa. Seus dois gols no confronto contra o Galatasaray, que ajudaram o Sparta a avançar às oitavas de final, permanecerão inesquecíveis”, relembrou.
Expulsões e grave lesão
O time do Velho Continente também citou momentos nem tão positivos de Preciado. O clube falou sobre as expulsões do jogador nessa mesma temporada e as lesões que o prejudicaram a ter uma sequência maior.
“O sempre sorridente equatoriano também mostrou, em alguns momentos, seu lado mais explosivo. Perto do fim da temporada, foi expulso em duas ocasiões”, diz parte da nota.
“Infelizmente, Ângelo passou boa parte da temporada anterior afastado por lesão. Embora tenha começado as três primeiras partidas da fase de ligas da Champions League, foi obrigado a passar por uma cirurgia no menisco em uma clínica no exterior. Só voltou a atuar pelo campeonato em maio do ano passado”, completa.
Preciado disputou 67 partidas oficiais pelo Sparta, com quatro gols e dezesseis assistências. Ele conquistou os títulos da Liga Tcheca e da Taça Tcheca.
Preciado no Atlético
Preciado atuava pelo Sparta Praga, da República Tcheca, desde meados de 2023. O defensor é figura carimbada em convocações para a Seleção Equatoriana e já disputou duas Copas América e uma Copa do Mundo como titular absoluto pelo país.
O lateral-direito de 27 anos era desejo antigo do Atlético no mercado da bola. Ao fim de 2022, a pedido do técnico Eduardo Coudet, a diretoria alvinegra fez contatos com o Genk, da Bélgica, para tentar a contratação, mas a situação não evoluiu.
Agora, pesaram o projeto oferecido pelo Galo ao Sparta Praga e o desejo do jogador em retornar para a América do Sul. Outra influência importante foi a do meio-campista Alan Franco, companheiro de Seleção Equatoriana e amigo pessoal de Preciado.
Preciado é um lateral-direito de perfil ofensivo, com força e explosão para avançar pelo lado do campo. A velocidade também confere ao novo jogador do Atlético bom poder de enfrentamento no um contra um.
O equatoriano também se destaca pela capacidade de oferecer assistências, tanto por meio de cruzamentos como por passes para trás depois de chegadas à linha de fundo. Defensivamente, ainda tem pontos a evoluir, como o desarme em espaços curtos.
Preciado fez parte da primeira “geração de ouro” lançada pelo Independiente del Valle no Equador. O grupo que também contava com Alan Franco conquistou o primeiro título de expressão da história do clube: a Copa Sul-Americana de 2019.
A trajetória de Preciado
Depois de três temporadas pelo Matagigantes e curto período de empréstimo ao Alianxa Cotopaxi, também do país natal, o lateral-direito foi negociado com o Genk por 3 milhões de euros. Na primeira experiência internacional da carreira, Preciado alternou entre a titularidade e o banco de reservas.
Até que, em setembro de 2023, foi negociado com o Sparta Praga por 2,5 milhões de euros. No clube da República Tcheca, o atleta somou os melhores números da carreira e se consolidou como titular.