ATLÉTICO

Conheça Cassierra, aposta do Atlético para o comando de ataque

No Ataque traz números, características e histórico do novo centroavante do Galo, que deve ser anunciado em breve

Compartilhe
google-news-logo

O Atlético está muito próximo de anunciar o novo camisa 9: Mateo Cassierra. O centroavante de 28 anos estava no Zenit, da Rússia, e tem um pré-acordo com o alvinegro. A seguir, conheça as características, qualidades e o histórico do jogador colombiano.

Cassierra tem 1,86m, é destro e atua principalmente como homem de área. No entanto, pode jogar ao lado de outro atacante, já que tem boa movimentação fora da área. 

O jogador chega ao Atlético para suprir a carência deixada por Deyverson, vendido ao Fortaleza em março de 2025. Ele também tem bom jogo aéreo e se destaca pelo pivô, mas traz mais velocidade e hierarquia ao comando de ataque do Atlético.

Histórico de Cassierra

Cassierra fez seis gols e deu uma assistência em 15 jogos pelo Zenit na atual temporada. O atacante viveu a melhor temporada da carreira pelo clube russo, em 2023/2024, quando balançou as redes 24 vezes em 37 partidas.

O time o comprou em 2022, após o colombiano fazer boa temporada pelo FK Sochi, também da Rússia, com 14 gols e quatro assistências em 23 partidas.

Apesar de ter se consolidado no país, Cassierra viveu momentos de instabilidade na Europa. Antes disso, teve números discretos pelo B SAD, de Portugal, e pelo Ajax, da Holanda. 

Já na América do Sul a primeira oportunidade como profissional foi no Deportivo Cali, da Colômbia. Ele se destacou nas primeiras temporadas e logo foi vendido ao clube holandês. 

O ano em que ficou o maior período afastado por lesão nesta década foi em 2025, quando foi afastado dos gramados por 39 dias.

Números de Cassierra por clube

  • Zenit: 123 jogos, 47 gols e 18 assistências
  • FK Sochi: 23 jogos, 14 gols e 4 assistências
  • B SAD: 70 jogos, 15 gols e 1 assistência
  • Racing Club: 2 jogos, 0 gol e 0 assistência
  • FC Groningen: 10 jogos, 1 gol e 0 assistência
  • Ajax: 34 jogos, 5 gols e 0 assistência
  • Ajax B: 46 jogos, 29 gols e 2 assistências
  • Deportivo Cali: 59 jogos, 17 gols e 1 assistência
  • Equador: 3 jogos e 1 gol
  • Total: 370 jogos e 129 gols

Pré-acordo com o Atlético

Chefe de futebol do Atlético, Paulo Bracks afirmou que o clube está próximo de anunciar o jogador nessa segunda-feira (19/1), ao apresentar os cinco reforços que já assinaram com o alvinegro. 

“Antes de fazer a apresentação dos nossos cinco primeiros reforços de 2026, informo que a gente está muito próximo do nosso sexto reforço. Não está fechado ainda, mas a gente está muito bem encaminhado. Temos um pré-acordo com o centroavante Mateo Cassierra, que está vinculado ao Zenit”, disse o executivo.

Concorrentes no Atlético

Cassierra chega ao Atlético com status de titular. Ele é a aposta do clube para ser um fazedor de gols e, ao mesmo tempo, dar mais presença de área, além de segurar a bola e fazer o pivô para os companheiros.

Hulk e Rony foram os atletas mais utilizados pelo técnico Jorge Sampaoli na função, mas o próprio técnico admite que não é o que gostaria.

“Talvez, se chegar algum outro jogador de característica parecida à que fazia Hulk, facilitaria um pouco mais sua função. Mas, hoje, creio que não vejo no time que temos outra opção que não seja Hulk. Se tivesse, buscaria, mas não a encontro”, afirmou o treinador, em entrevista coletiva no domingo (18/1).

O argentino ainda conta com o jovem Cauã Soares como opção, mas o atacante tem apenas 17 anos e deve ser utilizado poucas vezes ao longo de 2026.

Compartilhe
google-news-logo